✉️ NEWSLETTER Assine gratuitamente e atualize-se semanalmente Assinar

Elsevier apresenta caso de sucesso em transformação digital na Hospitalar 2018

Publicidade
  • Empresa demonstra como suas soluções de Suporte à Decisão Clínica colaboraram com a conquista do EMRAM estágio 6 pela Fundación Valle del Lili, da Colômbia
  • Renato Sabbatini, reconhecido internacionalmente com um dos pioneiros na Informática Médica no país, apresenta palestra sobre uso do PEP como auxiliar inteligente do médico
  • Parceria com a Pixeon integra a ferramenta de suporte à decisão diagnóstica STATdx ao PACS
  • Elsevier patrocina o jantar da Folks, representante exclusivo para certificação EMRAM no Brasil

A Elsevier, uma das mais conceituadas provedoras de informação científica, técnica e médica, está presente na Hospitalar 2018 com uma série de atividades, entre elas a apresentação de uma experiência real e comprovada de utilização de soluções de apoio à decisão (CDS) no dia a dia de uma instituição médica e de profissionais da área da saúde. A empresa colabora com a transformação digital por intermédio de soluções de apoio e e-health que fornecem um continuum de cuidado na jornada do paciente.

“A melhor maneira de apresentar os benefícios das soluções de apoio à decisão clínica com qualidade de conteúdo internacionalmente conhecida da Elsevier é demonstrar os grandes ganhos para as instituições e os profissionais, com dados reais e que serão facilmente percebidos pelos participantes da Hospitalar, evento que reúne uma considerável parcela da cadeia produtiva da saúde do Brasil. É uma grande oportunidade!”, explica Claudia Toledo, diretora de Clinical Solutions da Elsevier.

Saiba mais sobre a participação da empresa na Hospitalar 2018:

HIMSS@Hospitalar

No dia 22, a Elsevier apresenta o case de sucesso do hospital colombiano Fundación Valle del Lili (FVL) – o mais respeitado na Colômbia, e o 3º melhor hospital da América Latina, de acordo com o ranking da América Economia – no HIMSS@Hospitalar. A instituição conquistou o EMRAM (Electronic Medical Record Adoption Model) estágio 6* com a utilização de soluções CDS da Elsevier (Order Sets, Care Planning e Clinical Key). A FVL pesquisou diversas soluções e estava prestes a iniciar um desenvolvimento proprietário para resolver o problema de documentação de planejamento de cuidados. Foi então que a Elsevier apresentou ao hospital uma proposta de planos de cuidados que são multidisciplinares.

“A Elsevier oferece o Order Sets e o Care Planning, que são soluções baseadas em evidência e atualizadas permanentemente. Esse suporte foi fundamental para alcançarmos a certificação estágio 6 do EMRAM, recebida em novembro”, explica o Dr. Jaime Garcia, CMIO da FVL.

O caso de sucesso será apresentado pela colombiana Daniela Naranjo, especialista em informática clínica da Elsevier Clinical Solutions na América Latina. Daniela lidera a integração, implementação e otimização de soluções de EHR na região. Engenheira eletrônica com mestrado em engenharia biomédica e MBA em gerenciamento de projetos, trabalhou tanto em desenvolvimento de software quanto em ambientes clínicos como gerente de projetos. “Minha motivação na indústria de saúde é apoiar o desenvolvimento de modelos de cuidados centrados no paciente e CDSs baseados em evidências que melhorem os resultados e facilitem a documentação clínica”, diz Daniela.

A palestra da Elsevier no HIMSS@Hospitalar, intitulada “Clinical Decision Support (CDS) – Case: Hospital Fundación Valle del Lili (Colômbia)”, acontece dia 22 de maio, às 12h20 na Sala1.

PEP

O Prof. Dr. Renato Sabbatini, reconhecido internacionalmente com um dos pioneiros na Informática Médica no país, será um dos palestrantes do Health Connection, no dia 22 de maio, às 17h, sob o tema “Quando o PEP (Sistemas de Prontuário Eletrônico) se converte em um auxiliar inteligente do médico”.

“No Brasil, quase não se utiliza uma solução simples e que existe há décadas no exterior: os conjuntos prescricionais padronizados, uma tradução do termo em inglês, “Order Sets” (OS). Eles consistem em pré-gravar no sistema listas padronizadas, baseadas em evidências, e elaboradas por eminentes especialistas, acessadas com um único clique, em menos de um minuto”, explica o Dr. Sabbatini.

Mas quem os produz?

De acordo com o médico, a mais racional das soluções é a assinatura de serviços na nuvem, criados por empresas reconhecidas e confiáveis e confiabilidade, que fornecem conjuntos prescricionais completos e se responsabilizam pela atualização. “Existem algumas empresas que fazem isso, sendo a que tem a maior penetração do mercado em todo o mundo a conhecida Elsevier Clinical Solutions”, completa.

Professor Sabbatini também participa de um talk show no dia 22 de maio, com o tema “Inteligência Artificial se aproximando dos Hospitais – Cirurgia Robótica, Treinamento e Data Mining”. Às 13h40, na sala 1.

Apoio à decisão diagnóstica

Encontrar informações essenciais no momento em que elas são necessárias pode ser crucial quando se trata de saúde. Por isso, a Pixeon, uma das maiores empresas de tecnologia no segmento da saúde, firmou parceria com a Elsevier, que detém a biblioteca médica e científica mais completa do mundo.

Juntas, as empresas incorporam ao PACS, por intermédio da solução STATdx, mais de 4.300 diagnósticos comuns e complexos, 200 mil exemplos de imagens com anotações selecionados por especialistas, 1.300 módulos de diagnóstico diferenciado e 20 mil casos de pacientes facilmente classificáveis. Os visitantes da Hospitalar têm a oportunidade de conhecer esta tecnologia no estande da Pixeon (Pavilhão Vermelho – Rua 15).

O STATdx é uma ferramenta de suporte à decisão diagnóstica que aumenta a velocidade, acurácia e segurança do diagnóstico de imagens e casos complexos. Premiada com o Frost & Sullivan Award de 2017, STATdx é considerada a principal referência em decisão diagnóstica na radiologia mundial.
“Os profissionais de radiologia têm uma fonte rápida e confiável de consulta que pode ser acessada de qualquer posto de trabalho. Utilizando o STATdx, é possível colaborar com o bom andamento do trabalho e do estudo de radiologia por intermédio de conteúdos que tragam concisão, confiabilidade nas informações, qualidade e quantidade de imagens e interface amigável”, explica Georgia Barros, gerente de marketing da Elsevier.

Jantar

Finalmente, a Elsevier é uma das patrocinadoras do jantar da Folks, representante exclusivo LATAM para certificação EMRAM no Brasil, que reunirá executivos de hospitais certificados nos estágios 6 e 7.

“Nosso objetivo é poder contribuir para o desenvolvimento dos hospitais no quesito qualidade e segurança. Estarmos próximos dos hospitais que já estão no estágio 6 e 7 pela acreditação da Folks nos dá a possibilidade de entender seus desafios. É uma grande oportunidade para a Elsevier entender como pode apoia-los, já que lideramos o caminho do conhecimento clínico e do apoio à decisão, combinando conteúdo, dados e tecnologia para melhorar os resultados e a qualidade de vida dos pacientes”, explica Claudia Toledo.

Conheça as soluções da Elsevier apresentadas na Hospitalar 2018

Order Sets
Adotado pelos principais serviços de saúde nos EUA, Europa, América Latina e Austrália, e agora em português no Brasil, o Order Sets vem demonstrando um impacto direto na redução do tempo de internação e aumento na eficiência de TI. São protocolos clínicos em formato de prescrição que permitem a padronização do atendimento, de acordo com as melhores práticas baseadas em evidências. Facilmente integrado ao prontuário eletrônico, ele adapta-se às necessidades de cada instituição, organizando o fluxo de trabalho e usando terminologias específicas do hospital.

Care Planning
A mais adotada solução pronta para o planejamento e transição de cuidados entre equipes interprofissionais dos EUA, também considerada pelas principais organizações de saúde na Europa, Oriente Médio e América Latina. Um meio eficiente de reduzir a variabilidade, garantindo a coordenação de cuidados interdisciplinares e otimizando o investimento no prontuário eletrônico. A solução comercializada no Brasil está em português.

Clinical Key
A mais abrangente fonte de busca clínica para tomada de decisão em mais de 40 especialidades médicas e cirúrgicas. Vencedora do Prêmio de Inovação em Saúde do HIMSS LA 2015, oferece evidências que garantem a qualidade da assistência, segurança do paciente e melhor gestão das glosas hospitalares. Por conta das parcerias firmadas com empresas de TI, atualmente o ClinicalKey está integrado aos prontuários eletrônicos de diversas instituições de saúde.

STATdx
Ferramenta de suporte à decisão diagnóstica que aumenta a velocidade, acurácia e segurança do diagnóstico de imagens e casos complexos. Premiada com o Frost & Sullivan Award de 2017, STATdx é considerada a principal referência em decisão diagnóstica na radiologia mundial.
Possui mais de 4.300 diagnósticos comuns e complexos, 200 mil exemplos de imagens com anotações selecionados por especialistas, 1.300 módulos de diagnóstico diferenciado e 20 mil casos de pacientes facilmente classificáveis.

 

       
Publicidade

Deixe uma resposta