150 palestrantes, 8 congressos 📣 Já emitiu sua credencial para participar do HIS18? Estamos no último lote! Saiba mais →

Casa de saúde Saint Roman realiza o projeto “Hospital Dia vai ao teatro”

Publicidade

Com objetivo de propiciar uma melhora da autonomia, socialização e reforçar os vínculos familiares dos pacientes e clientes do Hospital Dia (HD), da Casa de Saúde Saint Roman, está sendo realizado o projeto “Hospital Dia vai ao teatro”. Trata-se de um trabalho junto a empresas e ONGs que atuam nas áreas de teatro, shows e entretenimento, visando buscar uma parceria para inserir essas atividades na programação de eventos externos do setor.

A iniciativa é da psicóloga Sonária Martins, Coordenadora do Hospital Dia, que vem realizando um trabalho junto a essas instituições. Segundo ela, além de ser uma oportunidade para os clientes e familiares participarem de uma atividade cultural nos finais de semana e feriados, esta ação também tem como objetivo propiciar uma melhora da autonomia, socialização e reforço nos vínculos afetivos entre eles, além de ser um momento de diversão em conjunto.

” Através desses recursos, em parceria com diversas empresas e ONGs, queremos estimular atividades culturais e de lazer que possam aproximar clientes e seus familiares na busca de momentos saudáveis e terapêuticos”, diz Sonária.

Dentro dessa programação os clientes, juntamente com familiares e membros da equipe do Hospital Dia assistiram a peça “Mogly – O Musical”, no Teatro Riachuelo, no Rio, a convite da ONG Rede de Teatro Arte Cultura e Eventos. “Foi um encontro extremamente agradável, reforçando, cada vez mais, os processos de socialização, inter-relacionamentos social e familiar e um momento de confraternização, numa manhã ensolarada de domingo”, comentou Sonária.

O primeiro encontro desse novo projeto foi marcado pelo convite da ONG Democratização pela Arte para os clientes do HD assistirem ao ensaio aberto da Cia. Francesa Ballet Du Capitole de Toulouse, no Teatro Municipal do Rio, em abril. Nesse mesmo mês, eles também foram convidados pela ONG Rede- Teatro Shows e Eventos para assistirem a peça em homenagem ao escritor paraibano Ariano Suassuna “SUASSUNA, O AUTO DO REINO DO SOL”, apresentado pela Cia. Barca dos Corações Partidos .

Sobre o Hospital Dia

O Hospital Dia atende pacientes com quadros psiquiátricos e de dependência química. O objetivo é minimizar o processo da evolução da doença, processos de perda social, afetivas e laborativas, reforço à conscientização da doença e seus tratamento. Dessa forma, busca reduzir e prevenir processos de agravamento da doença e processos de internação com reforço voltado ao acompanhamento regular, em programação intensiva, alvo do investimento da Instituição no auxílio a esses clientes.

Essa modalidade, que vem se mostrando fundamental na recuperação dos pacientes, utilizando programação especializada , vem cumprindo importante função nos últimos anos, ao garantir ao paciente e aos seus familiares, assistência intensiva, com programação concebidas de acordo com as indicações médicas e necessidades individuais, estimulando a adesão ao tratamento, o desenvolvimento da autonomia, melhora no aspecto sócio-afetivo e prestando apoio à família no período decisivo da recuperação do indivíduo.

Espaço Conviver – Batizado de Espaço Conviver, o Hospital Dia da Casa de Saúde Saint Roman, conta com uma quadra poliesportiva, uma área destinada a jardinagem, espaços de biblioteca, sala de arte terapia e artesanato, espaço para atividades corporal de relaxamento e meditação, salas para atendimento em grupo terapêutico, espaço para atividades de educação física e o funcionamento da loja BRECHO`S, um projeto pioneiro criado, desenvolvido e em funcionamento, que é administrado pelos pacientes com o auxílio de psicólogo membro da Equipe Saint Roman.

 

       
Publicidade

Deixe uma resposta