⚠️ 150 Palestrantes e 8 Congressos Ainda não viu os palestrantes nacionais e internacionais do HIS18? Tá esperando o que? PARTICIPE

Atenção primária

Publicidade

Atualmente, um dos maiores problemas na assistência à saúde é a fragmentação dos cuidados, que gera riscos, falhas na qualidade e custos desnecessários. Por essa razão, a Unimed Vitória, em busca de um modelo mais sustentável, implementou o programa Unimed Personal que tem como foco a atenção primária à saúde.

Criado em 2013, a Unimed Personal visa oferecer um atendimento mais próximo e humanizado que disponibilize aos usuários um cuidado integral, visto que, ao longo desses quatro anos, o programa vem se consolidando e passando por melhorias contínuas.

De acordo com Márcio Almeida, Diretor-Presidente da Unimed Vitória, o objetivo da coordenação do cuidado é reduzir essa fragmentação e oferecer uma assistência que alcance os principais requisitos de qualidade em saúde, tais como: segurança assistencial, acesso no tempo adequado, efetividade dos tratamentos, eficiência no uso de recursos, equidade e empoderamento do paciente.

Analisando-se estritamente a utilização de exames no tratamento de pacientes, o programa racionaliza o uso de exames em suas consultas, ou seja, a frequência de exames per capita dos clientes sinalizou uma redução superior a 47,65% em relação à carteira da Unimed Vitória, em todos os anos da análise. Todavia, o modelo não criou nenhuma restrição adicional a prática clínica, ou seja, as mesmas regras de regulação usadas na carteira em geral para exames de alto custo, também são praticadas para o produto personal. A notória diferença consiste na atenção organizada através de um modelo em rede e em coordenação do cuidado.

Os principais impactos do programa Unimed Personal, desde a sua implantação, compreendem aspectos como: satisfação dos usuários, promoção do autocuidado, redução das hospitalizações desnecessárias, diminuição da utilização excessiva de serviços, além de produzir economias de escala e escopo.

Almeida destaca que cada resultado positivo, como a premiação do Referências da Saúde, é avaliado como um reconhecimento do mercado pela excelência do serviço prestado.

Segundo a instituição, o foco é produzir uma oferta balanceada de atenção geral e especializada, melhorando assim a eficiência global do sistema.

Clique aqui para ver o estudo Referências da Saúde 2017 & Top Hospitalar.

       
Publicidade

Deixe uma resposta