✉️ NEWSLETTER Assine gratuitamente e atualize-se semanalmente Assinar

Ahpaceg debate a classificação de hospitais por especialidade

Publicidade

A Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) recebeu, no dia 5 de junho, a visita de Rubens Covello, CEO do IQG, a maior instituição acreditadora credenciada pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), e de Patrícia Priotto, CEO da Aleph Consultoria, empresa pioneira em auditoria e em consultoria para a implantação de processos de qualidade em serviços de saúde no Centro-Oeste e responsável pela elaboração do Manual de Classificação do Selo de Qualidade Ahpaceg.

A certificação por distinção, um programa de acreditação oferecido pelo IQG em parceria com as principais Sociedades Médicas nacionais e internacionais e que reconhece a excelência do hospital na gestão de processos ou de protocolos clínicos em áreas específicas, foi um dos principais temas da reunião com o presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, e com o vice-presidente Gustavo Clemente.

O serviço de certificação de acordo com o perfil epidemiológico e especialidade do hospital é oferecido pelo IQG em áreas, como Terapia Intensiva, Urgência e Emergência, Tratamento do Acidente Vascular Cerebral, Prevenção de Tromboembolismo Venoso e Identificação e Tratamento da Sepse, e vem ao encontro dos projetos da Ahpaceg, que desde o início deste ano tem trabalhado em parceria com as Sociedades de Neurologia, Cardiologia, Neurocirurgia e Infectologia para a elaboração de protocolos de atendimento a serem implantados nos hospitais associados.

A proposta da Ahpaceg é que a adoção dos protocolos se dê de acordo com a especialidade de cada hospital. Após a aprovação em uma auditoria feita por uma entidade acreditadora independente, esses hospitais receberão o certificado de qualidade emitido pelas Sociedades de Especialidades e a Ahpaceg. A medida, segundo o presidente Haikal Helou, deve contribuir para o aumento da qualidade, da eficiência e da segurança da assistência aos pacientes e servirá de referência para a população na hora da busca por atendimento especializado.

Uma parceria entre o IQG e a Ahpaceg, que poderá agilizar a implantação dos protocolos e a acreditação dos hospitais por especialidade, foi discutida na reunião e está sendo avaliada. No encontro, os diretores da Associação, IQG e Aleph Consultoria também abordaram a classificação de indicadores de segurança do paciente, remuneração por alta performance com as certificações ONA, o Selo de Qualidade Ahpaceg e a importância do levantamento do perfil epidemiológico dos hospitais, tema que vem sendo debatido também pelo Núcleo de Segurança do Paciente da Associação.

Na sexta-feira, 8, o Núcleo se reuniu para debater o cálculo de indicadores de segurança do paciente. No encontro, coordenado pela coordenadora de Educação Continuada da Ahpaceg, Madalena Del Duqui, enfermeiros dos hospitais associados puderam discutir amplamente o assunto com a professora doutora Ana Luiza Lima Sousa, epidemiologista da Universidade Federal de Goiás. “Discutimos como calcular os indicadores a partir de parâmetros, de forma mais clara e fidedigna”, explica Madalena. O Núcleo tem reuniões periódicas.

       
Publicidade

Deixe uma resposta