✉️ NEWSLETTER Assine gratuitamente e atualize-se semanalmente Assinar

ABRAIDI dobra número de visitantes em seu estande na 25ª Hospitalar

Publicidade

Entre os dias 22 e 25 de maio, foi realizada a 25º Hospitalar, no Expo Center Norte, em São Paulo. A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde – ABRAIDI – marcou presença em mais essa edição e promoveu em seu estande quatro palestras, abordando temas como Ética, Compliance e Consignação de materiais e implantes. O presidente Sérgio Rocha foi um dos convidados especiais da solenidade de abertura, ao lado de autoridades políticas nacionais e internacionais e outros representantes da indústria da saúde no Brasil.
O diretor executivo da Associação, Bruno Bezerra, recebeu no estande dezenas de associados e executivos do setor. “Este ano, a ABRAIDI investiu em um espaço maior e melhor localizado dentro da feira e com isso conseguimos dobrar o número de visitantes e aumentar a participação nas palestras”, comemora Bezerra.

Compliance
‘Desenvolvendo o compliance em empresas de distribuição’ foi a primeira palestra promovida pela ABRAIDI, na terça-feira (22). Ela foi ministrada pelo advogado Giovani Saavedra, que elencou pontos fundamentais para a implantação de um programa de compliance nas empresas. Para o especialista, é importante conhecer os parceiros por meio de um cadastro minucioso.
Ele frisou ainda que um projeto de compliance envolve analisar os riscos e detalhes da organização como um todo. Além disso, é preciso ter um código de ética de conduta, um comitê de ética e gestão de pessoas. “É importante ter clareza nos relacionamos empresariais e conhecer todos que trabalham na companhia. Um programa de compliance exige um plano de gestão de pessoas, pois quem irá atuar no dia a dia são os colaboradores”, esclareceu Saavedra.

QualIES
No segundo dia de palestras, a ABRAIDI abriu espaço para o Instituto Ética Saúde apresentar o ’Programa de Qualificação Ética Saúde – QualIES’, que protege as empresas associadas do Ética Saúde na contratação de consultorias e oferece garantia de atendimento aos requisitos mínimos promovendo a prevenção mais efetiva dos desvios de conduta.
O diretor executivo do IES, Carlos Eduardo Gouvêa, explicou que “monitoramento, sensibilização e qualificação são os três eixos que dão base ao QualIES e irão garantir que os preceitos básicos para a prevenção de desvios de conduta sejam atendidos, sem a necessidade de inúmeras auditorias”. Ele destacou ainda que a certificação terá reconhecimento internacional.

Consignação de materiais e implantes
Com recorde de inscritos, a palestra da quinta-feira (24) foi sobre os ‘Aspectos gerais da consignação de materiais e empréstimo de equipamentos em hospitais: direitos e deveres dos distribuidores’, comandada pela diretora executiva do NASCECMEgroup, Ana Miranda. Ela tratou de temas bastante relevantes no dia a dia do distribuidor, como o cuidado que se deve ter com o armazenamento e esterilização dos produtos e como minimizar o risco para os pacientes.
“É fundamental a integração dos distribuidores e dos prestadores de serviços que atuam dentro dos hospitais. Essa interface permite um atendimento mais seguro e assertivo, uma vez que ao estreitar a relação entre distribuidor e todos os agentes dos hospitais, a qualidade do produto poderá melhorar consideravelmente, garantindo um diagnóstico e tratamento adequado às pessoas”, enfatizou Ana.
E para encerrar o ciclo de palestras da ABRAIDI na Hospitalar, Ana Miranda ministrou também a palestra ‘Consignação de implantes não estéreis: relacionamento cooperativo entre hospitais e distribuidores no contexto da RDC 15/2013’, com foco nas boas práticas do processamento de produtos da saúde em estabelecimentos especializados em implantes ortopédicos.
“Estamos muito satisfeitos com o sucesso da ABRAIDI na Hospitalar 2018, um evento que completou 25 anos com ampla participação de representantes de toda a cadeia da Saúde do Brasil e com o merecido reconhecimento internacional”, finalizou Sérgio Rocha. A entidade já renovou contrato com a Hospitalar e garantiu presença no evento de 2019.

Sobre a ABRAIDI
A ABRAIDI – Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde – representa hoje cerca de 310 fabricantes, importadores e distribuidores de produtos para saúde e tem como pilares a ética e a transparência, promovendo ações que tornem o setor mais sustentável e, as associadas, referências no mercado de saúde.
Em 2006, foi uma das primeiras entidades do setor a lançar um Código de Ética e Conduta, agora em sua 3ª edição e, em 2015, em parceria com o Instituto Ethos, criou o Ética Saúde – Acordo Setorial dos Importadores, Distribuidores e Fabricantes de Dispositivos Médicos, mecanismo de autorregulação da conduta dos signatários, que se tornou Instituto independente, a partir de 2016, e conta com a participação e colaboração da ABRAIDI no seu Conselho Consultivo.

       
Publicidade

Deixe uma resposta