O Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) assume a gestão de três novos hospitais públicos no estado de São Paulo: o Hospital Regional Rota dos Bandeirantes (Hospital Regional de Barueri), o Hospital Geral de Taipas (HGT) e o Hospital Geral Vila Penteado (HGVP).
Com esta expansão das operações, o IRSSL aumenta a gestão de aproximadamente 640 leitos em 2023 para 1.289.
“A gestão dessas unidades do SUS representa um marco significativo para nós, refletindo nosso empenho contínuo em oferecer serviços de alta qualidade e atendimento humanizado à população de São Paulo,” afirma Carolina Lastra, diretora-executiva do IRSSL. “Estamos trazendo toda a nossa expertise do setor privado para o SUS, garantindo que cada paciente tenha acesso ao melhor cuidado possível,” acrescenta.
O Secretário Estadual da Saúde do Estado de São Paulo, Eleuses Paiva, ressalta a importância estratégica desses hospitais para a saúde da população.
“Contar com o apoio e a experiência da equipe do Sírio-Libanês fará toda a diferença na gestão dessas unidades. Esta integração entre o poder público e o privado fortalece a capacidade de resposta do SUS em São Paulo, especialmente em áreas críticas como oncologia, cardiologia e saúde mental. A população ganha em qualidade e agilidade no atendimento”, explica Paiva.
Para Fernando Ganem, diretor geral do Sírio-Libanês, este é um marco tanto para o Hospital quanto para o Instituto. “Esta é mais uma oportunidade de reafirmarmos nossas ações de impacto social para uma vida mais plena e digna, trabalhando para que as pessoas tenham acesso a uma saúde de qualidade”, afirma Ganem.
Parceria com a FMUSP
Entre os diferenciais que a gestão Sírio-Libanês trará, especialmente na administração do Hospital Regional Rota dos Bandeirantes, destaca-se a parceria com a Faculdade de Medicina da USP e o Hospital das Clínicas.
Estes serão responsáveis pela coordenação de alguns dos futuros programas de residência médica do hospital, e o InRad – Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo será responsável pelo serviço de exames de imagem.
“Estamos muito felizes com essa parceria e com a oportunidade de coordenar alguns dos programas de residência médica deste novo hospital, garantindo a excelência na formação dos nossos futuros médicos e, assim, contribuindo para a melhoria contínua da saúde pública no Brasil”, explica a professora Eloisa Bonfá, diretora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Início das operações
O IRSSL assume oficialmente a gestão do Hospital Regional Rota dos Bandeirantes, no dia 1º de agosto, e a inauguração está prevista para novembro de 2024.
A unidade conta com uma área de 41.000 metros quadrados e terá 356 leitos, dos quais 50 de UTI, com atendimentos em oncologia, quimioterapia, radioterapia, cardiologia, ortopedia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia bariátrica.
Além disso, contará com oito salas cirúrgicas, 16 poltronas de quimioterapia e 20 consultórios; leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA), Pronto Atendimento com 28 leitos de observação, Hospital-Dia com 20 leitos, salas equipadas com tomografia e ressonância magnética; parque tecnológico de última geração com acelerador linear, hemodinâmica e aparelhagem completa e digital, entre outras áreas específicas.