A 29ª Feira Hospitalar, maior evento de negócios de saúde do Brasil e da América Latina, chega ao Expo São Paulo, de 21 a 24 de maio, para apresentar o que há de mais inovador no setor, principalmente nas questões de sustentabilidade e tecnologia.
Os participantes terão acesso a cerca de 1.200 expositores, de diversos países, representando possibilidades de negócios, networking e intercâmbio de conhecimento. Na área de conhecimento, serão realizados cinco congressos e arenas de conteúdo das diversas áreas que movimentam o setor.
Nos dias 22 e 23, um dos destaques do evento será a realização do Congresso de Hotelaria e Facilities, setor que está diretamente ligado à satisfação e conforto dos pacientes.
Entre os temas debatidos, merece destaque a palestra que acontecerá na tarde do dia 22, “Estudo de Presenteísmo, Absenteísmo e Produtividade em Facilities.”
“Vamos discutir as questões de saúde do trabalhador num contexto mais amplo do que só o ambiente de trabalho. Esse olhar é extremamente importante, por que existem outros fatores, fora da empresa, que contribuem para o estado de saúde do indivíduo e para que ele não consiga produzir aquilo que gostaria”, explica Elizabeth Reis, cardiologista pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP e coordenadora técnica do o IQG – Instituto Qualisa de Gestão, que vai ministrar o encontro.
Por meio da análise de estudos realizados no setor de Facilities, os participantes entenderão como o presenteísmo (quando os colaboradores comparecem ao trabalho, mesmo sem condições de entrega ideal) e o absenteísmo (o trabalhador falta por questões de saúde) estão diretamente relacionados à produtividade e ao custo operacional das empresas.
“Quando juntamos absenteismo e presenteísmo os impactos financeiros crescem. Por exemplo, a empresa contrata cem funcionários, mas só oitenta está entregando, são 20% de perdas. Quando as companhias começam a olhar para os determinantes externos e a entender como é possível apoiar e ajudar esses colaboradores, melhoram a produtividade e economizam dinheiro”, enfatiza Elizabeth.
Além da apresentação de dados, serão discutidas estratégias que podem ser criadas para atingir resultados significativos e, assim, melhorar a sustentabilidade das companhias.
“Muitas vezes pequenos investimentos, com foco às necessidades dos colaboradores, significam grandes ganhos. Com isso, as companhias podem até perceber que não precisam de tanta gente. O bem-estar do colaborador impacta na eficiência operacional, nos resultados e até na sustentabilidade da empresa”, afirma a médica.
O tema ganha relevância ainda maior na área de Facilities, como ressalta Elizabeth. “Temos de olhar para as pessoas, que são o maior ativo nas empresas de facilities. Não são os equipamentos, não são os produtos, são as pessoas que executam As empresas melhoram a produtividade dos colaboradores, olhando para eles e para as necessidades deles.”
Para saber mais sobre o Congresso de Hotelaria e Facilities, acesse o site da Hospitalar. Garanta seu ingresso, porque as vagas são limitadas.
A Hospitalar, o mais importante evento de saúde e a principal plataforma de geração de negócios e networking do setor na América Latina, reforça seu compromisso com a sustentabilidade por meio do programa Better Stands da Informa Markets, visando alcançar o desperdício zero dos estandes até 2030.
Com o tema “Da infraestrutura à jornada do paciente”, o H&F – Congresso de Hotelaria e Facilities botará em pauta, nos dias 22 e 23 de maio, temas relevantes do setor, como a economia de recursos hídricos e energéticos em edifício hospitalar, o gerenciamento de resíduos sólidos e a economia circular, novas tecnologias para redução de consumo em processamento de roupas e cases de inovação na busca de práticas sustentáveis nas áreas de apoio.
O encontro integra a programação da 29ª Hospitalar, o principal evento e plataforma de geração de negócios e networking do setor de saúde na América Latina, que será realizada no São Paulo Expo, em São Paulo, entre os dias 21 e 24 de maio.
As sessões do fórum serão orientadas para quatro grandes eixos: infraestrutura, comportamento e sustentabilidade, inovação e cliente. Sob coordenadoria científica de Marcelo Boeger, o evento é voltado para gestores de hotelaria em instituições de saúde e de facilities, arquitetos, engenheiros, empresas prestadoras de serviço nas áreas de higiene predial, manutenção predial e lavanderia hospitalar, enfermeiros de controle de infecção hospitalar, qualidade e experiência do paciente. Faça já a sua incrição!
A infraestrutura na era da expansão
Recentemente, a expansão das grandes marcas no setor de saúde se intensificou, transformando-se em um grande desafio para os profissionais de facilities. Se há cinco anos, essas marcas começaram a abrir unidades nos bairros da mesma cidade do prédio original, agora passaram a ampliar sua atuação em outras cidades e estados, seja pela aquisição de hospitais familiares, pela locação de imóveis ou ainda pela construção de novos edifícios.
“O setor de facilities tem de garantir que, nesse processo, os serviços sejam padronizados e tenham a mesma qualidade dos oferecidos no prédio original, de modo que o paciente se sinta o mais próximo possível da realidade onde a marca se originou”, afirma Marcelo Boeger. Desde a cor das paredes, passando pelo mobiliário, até chegar ao uniforme dos funcionários, o enxoval e as lâmpadas dos quartos, tudo isso passa pelos profissionais de infraestrutura.
Este módulo reunirá especialistas para discutir a expansão das unidades, a padronização dos serviços e a gestão dos indicadores da área. Já estão confirmados nomes como Clóvis Porto (Grupo Fleury), Anderson Cremasco (Hospital Sírio- Libanês) e Alexsandra Ferreira Marques (Grupo Dasa).
Comportamento e sustentabilidade
A aplicação dos conceitos de sustentabilidade nos serviços de Nutrição e Dietética faz parte do segundo eixo do fórum. A nutricionista Weruska Barrios (Grão Nutri) abordará as tendências deste segmento, como o fato de certos hospitais cultivarem suas hortas ou adquirirem alimentos de pequenos produtores rurais para apoiar a agronomia familiar e fomentar a economia circular.
Serão relatados cases de aproveitamento máximo de vegetais, como talos e ramas, para evitar desperdícios. “A meta é resíduo zero, aterro zero”, destaca Marcelo Boeger. Para atingir esse objetivo, as instituições enviam o que não pode ser aproveitado para usinas de compostagem para que seja realizada a decomposição orgânica.
Em seguida, os participantes poderão conhecer mais sobre o gerenciamento de resíduos sólidos na palestra do presidente da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar da regional Bahia, Anderson Nascimento. Gestor de hotelaria do Hospital Ana Nery, ele trará a experiência do Sistema Único de Saúde (SUS) para a mesa de debates.
No final do dia, a coordenadora técnica do Instituto Qualisa de Gestão, Elizabeth Reis, apresentará um estudo sobre presenteísmo, absenteísmo e produtividade em facilities, colocando em debate estratégias para a valorização e retenção dessa mão de obra, que representa quase 20% da produtividade dos hospitais.
Inovação
No dia 23 de maio, o eixo dedicado à Inovação será aberto pela diretora de Operações e de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein, Cláudia Laselva, que abordará a integração da tecnologia com os serviços de assistência e os desafios de atuar em um modelo de inovação, buscando trazer constantemente vantagens e mais segurança aos pacientes.
Após a palestra, serão apresentados cases de sucesso sobre o controle de desempenho de facilities por meio da internet das coisas (IoT). A gestora de Rouparia do Hospital Israelita Albert Einstein, Renata Aparecida dos Santos, divulgará os resultados da implantação do dispenser automatizado de uniforme privativo, importado de Israel pela empresa ID Track, para a rastreabilidade de enxoval.
Utilizado no centro cirúrgico, o armário inteligente Polytex Pro é 30% mais rápido do que os modelos tradicionais. Com capacidade de controlar o fluxo de 90 tipos de itens diferentes, entrega o tipo de peça no tamanho, cor e modelo adequado a cada usuário. Após o uso, a peça devolvida fica em um recipiente próprio no armário, que monitora a utilização correta, reduzindo custos.
Cliente
Neste eixo, a diretora de Atendimento Exclusivo do Grupo SulAmérica, Juliana Baglagi, falará sobre a experiência, na perspectiva do cliente, da operação e da estratégia. Em seguida, o fórum abrirá espaço para mostrar o impacto da Net Promoter Score (NPS), metodologia de satisfação do cliente. Segundo especialistas, as notas 9 e 10 demonstram que o respondente é um promotor da instituição. As notas 7 e 8 indicam neutralidade. Clientes insatisfeitos, que têm o potencial de se transformar em detratores da marca, atribuem as notas de 1 a 6.
“Às vezes o paciente deu uma nota baixa porque, embora tenha recebido um atendimento médico de qualidade, passou por experiências ruins, que envolvem a área de facilities”, comenta Marcelo Boeger. “Por exemplo, a comida veio fria, a televisão não funcionou direito, a higiene do quarto deixou a desejar”, complementa.
Para fechar este módulo, haverá um debate sobre os gargalos do setor de facilities referentes ao check- in e check-out do paciente. Entre eles, estão a questão do estacionamento de carros e a recepção do paciente e seus acompanhantes. “Várias instituições estão usando a figura do capitão porteiro e do concierge, que acolhe o paciente e o encaminha ao setor apropriado”, conclui Marcelo Boeger.
Veja a programação do Congresso H&F – Hotelaria e Facilities:
22 de maio – a partir das 9 horas
Eixo infraestrutura
– Abertura: Marcelo Boeger – consultor científico do congresso
– Construção Sustentável X Performance Operacional
- Adriana Hanse – Green Building Expert
– Modelos em Facilities Services
– Padronização e Expansão: Fatores críticos da infraestrutura para a qualidade dos serviços na expansão
- Anderson Cremasco – diretor de Logística, Infraestrutura e Facilities do Hospital Sírio Libanês
- Clovis Porto – diretor de Expansão e Facilities do Grupo Fleury
– Monitoramento de Resultados nas Operações Hospitalares
- Alexsandra Ferreira Marques – gerente de Operações e Facilities da Dasa
- Moderadora: Cristiane Mendes – gestora de Hotelaria e Operações do Hospital Santa Joana
Palestrante a definir
Eixo Comportamento e Sustentabilidade
– Interfaces do Enxoval na operação de CME, Centro Cirúrgico e Lavanderia Hospitalar
- Teresinha Neide – assessora Técnica do Hospital Geral de Fortaleza
- Otto Scotto – consultor e especialista em Lavanderia Hospitalar
- Moderador: Marcelo Boeger
– Impactos dos serviços de Apoio no meio ambiente: possibilidades e atualizações
– Na operação dos serviços de nutrição: saudável e sustentável
- Weruska Barrios – sócia-diretora da Grão Nutri
– Na geração, segregação e tratamento de resíduos sólidos
- Anderson Nascimento – gestor de Hotelaria do Hospital Ana Nery e presidente da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar – regional Bahia
- Moderador: Jorge Luz – gerente de Operações e Hotelaria do Hospital Ernesto Dornellas – Porto Alegre (RS)
– Presencialismo, Absenteísmo e seu impacto na Produtividade em Facilities (apresentação de pesquisa)
- Dra. Elizabeth Reis – coordenadora técnica do Instituto Qualisa
Dia 23 de maio – a partir das 9 horas
Eixo Inovação
– High Tech e High Touch: Inovações e tecnologia para melhoria de satisfação do cliente de Saúde
- Dra. Claudia Laselva – diretora de Operações e de Enfermagem do Hospital Albert Einstein
– Estudos de Caso:
Controles de Desempenho de Facilities por meio de IoT
- A definir
Resultados na Implantação de Dispenser automatizado de uniforme privativos
- Renata Aparecida dos Santos – gestora de Rouparia do Hospital Albert Einstein
Eixo Cliente
– A gestão da experiência na perspectiva do cliente, da operação e da estratégia
- Palestrante: Juliana Baglagi – diretora de Atendimento Exclusivo do Grupo Sul América
- Moderadora: Ana Paula Naffah Perez – presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH)
– NPS: Impacto no Fluxo do Paciente pela Linha de Frente – da internação à alta
- Palestrante: Suzie Hartman – gerente de hotelaria do Hospital Vila Nova Star
- Palestrante: a definir
- Moderador: a definir
– Impactos no acesso ao Serviço. Do check- in ao check- out
- Debatedores e moderador – a definir
A Hospitalar, o mais importante evento de saúde e a principal plataforma de geração de negócios e networking do setor na América Latina, reforça seu compromisso com a sustentabilidade por meio do programa Better Stands, da Informa Markets, visando alcançar o desperdício zero dos estandes até 2030.
Informa Markets Latam
A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios. Acesse www܂informamarkets܂com܂br para saber mais.
Programa Better Stands da Informa Markets
O Better Stands é uma iniciativa dedicada a promover práticas sustentáveis e responsáveis na indústria de feiras e eventos. Por meio deste programa, buscamos transformar a forma como os estandes são projetados, construídos, montados e desmontados, visando reduzir o impacto ambiental e promover a eficiência energética. Para mais informações, visite o site do programa.
Serviço Hospitalar 2024
Data: 21 a 24 de maio, das 11h às 20h
Local: São Paulo Expo (1,5, Rod. dos Imigrantes – Vila Água Funda, São Paulo, Brasil)
Ingressos: R$ 100 (antecipado). Durante o evento: R$ 160,00 (on-line) e R$ 220,00 (no local)
Veja a programação completa e faça o seu credenciamento! Se você for de veículo de imprensa, credencie-se também.