This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Você sabe o que é Medicina da Família?

By 22 de janeiro de 2020 Mercado

Diretor Médico da Amparo Saúde explica como funciona a especialização que foca na prevenção e garante a resolução de 85% dos problemas em consultório

A Medicina da Família é uma especialidade bastante conhecida no mundo todo, sobretudo nos países onde existe um modelo consolidado de Atenção Primária à Saúde No Brasil, a especialidade ganhou força no Sistema Único de Saúde e ficou ainda mais em evidência por conta do programa Mais Médicos. Mas você sabe no que consiste a especialização que garante a resolução de mais de 85% dos problemas de saúde direto no consultório?

A Medicina da Família é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina – assim como a Pediatria, ou a Ginecologia e a Ortopedia, por exemplo – caracterizada por um olhar mais integral sobre a saúde dos pacientes e o acompanhamento ao longo de todas as fases da vida, independente de idade, gênero ou doença pré-existente. O médico de família deve ser o primeiro profissional que as pessoas procuram quando precisam de cuidados e a partir daí, quando necessário, elas podem ser encaminhadas aos especialistas focais tanto na rede pública quanto na privada.

O Médico de Família também atua de forma preventiva, estimulando ações de promoção à saúde, estimulando a adoção de mudanças comportamentais que levam as pessoas a terem uma vida mais saudável. Nesta especialidade médica, a saúde do paciente é encarada de forma integral considerando aspectos biológicos, psicológicos, sociais e familiares. De acordo com Dr. José Valladão, VP Médico da Amparo Saúde, primeira rede de clínicas privadas de APS do Brasil, a especialidade compreende que a dinâmica familiar pode afetar positiva ou negativamente a evolução da doença. “É necessário compreender a comunidade em que o paciente está inserido, abrangendo todo o contexto social. Além de solucionar a maior parte dos problemas de saúde, o Médico da Família deve cumprir uma série de protocolos de medicina preventiva, buscando atuar a favor da saúde do paciente, e não apenas quando a doença já se manifestou”, aponta o especialista.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma das 10 principais ameaças à saúde global em 2019 é a falta de acesso à atenção primária. Dr Gentil Jorge, Diretor de Relações com o Mercado da Amparo Saúde, aponta que gradualmente a especialidade vem ganhando força na saúde suplementar. “Estamos vivendo um momento em que o mercado tem se voltado muito para a Medicina da Família. A resolutividade, os excelentes indicadores clínicos, redução de custos e satisfação do paciente são os principais pontos que vêm chamando a atenção das operadoras de saúde e grandes empresas. A tendência é que o sistema de saúde privado adote esta modalidade que já é conhecida no SUS, trazendo uma abordagem mais preventiva, completa e humana do paciente”, finaliza.
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.