This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

+100 PALESTRANTES Saiba quem estará nos palcos do HIS19. 🎙 Clique aqui

O que você sabe sobre o uso da Nanotecnologia na medicina? (#H20LA)

By 7 de outubro de 2013 Mercado

A nanotecnologia na medicina vem sendo comemorada coma uma tecnologia revolucionária. De fato a nanotecnologia tem o potencial de mudar quase todas as áreas da sociedade.

Do que se trata a nanotecnologia?

A nanotecnologia envolve a propriedade de manipular estruturas em nanoescala, sempre em tamanhos muito reduzidos, algo como frações de um fio de cabelo. De forma passiva, a nanotecnologia vem sendo usada em produtos como cosméticos e protetores solares, e é esperado que nas próximas décadas, uma nova geração de produtos como baterias e equipamentos eletrônicos serão desenvolvidos em nanoescala.

Os efeitos da nanotecnologia promete benefícios enormes na alma da Medicina. A nanotecnologia já está sendo usada como base para novas e mais efetivas drogas que apresentam um novo meio de disponibilizar o princípio ativo no tecido onde ele é necessário ( drogas para regeneração nervosa vem sendo desenvolvidas com base nessa tecnologia). Além disso o NCI (National Cancer Institute – EUA), criou a “Aliança para nanotecnologia para o Câncer” na esperança de que os investimentos nessa área da medicina pode levar a quebra de paradigmas na detecção precoce, diagnóstico e tratamento de vários tipos de Câncer.

As evoluções na Nanotecnologia Médica serão tão vastas e poderão potencialmente salvar um sem número de vidas. Na fase atual, a nanotecnologia está mudando de uma forma passiva para uma forma ativa. Com isso teremos, em breve, drogas mais específicas e mais “inteligentes”. Essas novas drogas estão demonstrando efeitos colaterais menores e maior eficiencia que as drogas tradicionais. No futuro, a nanotecnologia poderá atuar inclusive na formação molecular que podem se assemelhar muito com organismos vivos. Essas estruturas moleculares podem ser a base para a regeneração ou reposição de tecidos que foram perdido devido a infecção, acidentes ou doença. Essas previsões para o futuro significam muito, não apenas no encorajamento da pesquisa de desenvolvimento, mas também ao determinar meios de vigiar /observar essa nova tecnologia. O número de produtos que irão requisitar a aprovação do FDA irá aumentar proporcionalmente aos avanços das novas nanotecnologias para aplicações médicas.

 

Para mais conteúdo como esse, conheça o Academia Médica. 

amedica

 

Dr Fernando Carbonieri

About Dr Fernando Carbonieri

Leave a Reply