This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

Visitar uma farmácia já tem novos significados para os consumidores

By 2 de outubro de 2018 Mercado

A ida de consumidores a uma farmácia já não é mais necessariamente por causa de uma condição física. Hoje em dia é possível encontrar nas lojas diversos tipos de produtos, como cosméticos, higiene pessoal, conveniência, alimentos etc. Esse cenário não muda somente os hábitos de consumo dos clientes, como também transforma a maneira que as lojas se comunicam com seus consumidores.
A fidelização de clientes não é novidade no setor farmacêutico. Porém, o modo com que as farmácias estabelecem essa relação está mudando. A fidelização, que antes era somente guiada pelo consumo de medicamentos, hoje pode ser mensurada e implementada com as vendas de outros produtos, fornecendo assim uma nova experiência para os consumidores.
A venda de produtos que não são medicamentos subiu 7% em 2017, o que significou 14,17 bilhões de reais movimentados, segundo levantamento feito pela Abrafarma. Mas não é somente esse número que atrai investimentos, já que o mercado de cosméticos, por exemplo, vem crescendo no Brasil, com um número estimado em vendas de 118 bilhões de reais até 2020, segundo dados da Abihpec.
Essa diversidade nas prateleiras é atraente para os clientes, que cada vez têm mais motivos para visitar as farmácias. E quanto mais pessoas circulando na loja, mais oportunidades de atingi-los. É aí que os sistemas de tecnologia entram – para saber onde, como e para quem anunciar no ponto de vendas, além de permitir o controle do uso contínuo de produtos e também fornecer sugestões de promoções e fidelização.
A indústria cosmética sabe bem o potencial de vendas das farmácias. Hoje, quase todas as grandes marcas de cosméticos lutam pelo espaço nas prateleiras das farmácias e investem em merchandising, totens e ativações pensadas para esse tipo de ponto de venda.
Os consumidores que não compram constantemente remédios podem comprar outros produtos em uma mesma loja regularmente. Mesmo se a pessoa não tem um remédio que precisa ser adquirido todo mês, ela pode ter um shampoo favorito, por exemplo. E é esse tipo de informação que faz a diferença na hora de atender os clientes e criar promoções personalizadas.
Os administradores que desejam se manter competitivos no mercado devem estar sempre atualizados à essas oportunidades, para oferecer sempre diversas opções para os clientes e fidelizá-los com uma experiência diferenciada. Estabelecer sistemas de confiança nas lojas pode ser o primeiro passo para uma receita de sucesso – que deve ser dado o quanto antes.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply