faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Unimed Paulistana encerra serviço

Article-Unimed Paulistana encerra serviço

Unimed Paulistana encerra serviço
shutterstock
Operadora tem 30 dias para negociar sua carteira de 744 mil beneficiários com outra empresa. A Qualicorp já sinalizou opção de migração

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decretou nesta quarta-feira (02/09) a suspensão da comercialização dos planos e produtos da operadora Unimed Paulistana. Na prática, isso quer dizer que a operadora de saúde quebrou e não tem mais condições de atender seus mais de 744.000 clientes, segundo a Agência regulatória.

A medida foi publicada pela ANS no Diário Oficial da União. Em comunicado oficial, a Agência afirma ter tomado a decisão “em decorrência de anormalidades econômico-financeiras, assistenciais e administrativas graves” constatadas em fiscalização.

Agora a Unimed Paulistana terá 30 dias para negociar sua carteira com outra operadora, segundo alienação compulsória. Até lá, a companhia terá que "manter as condições dos contratos sem prejuízos aos consumidores". A administradora Qualicorp, que vendia planos de saúde da Unimed Paulistana, informou que vai oferecer uma opção de migração para os clientes Unimed. Dos 744 mil consumidores, 160 mil adquiriram planos de saúde coletivos por adesão por meio da Qualicorp.

Eles poderão transferir seus contratos para a Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Unimed Fesp), que se comprometeu a oferecer rede médica, cobertura e preço similares aos dos planos da Unimed Paulistana.

Pelo acordo divulgado pela Qualicorp, os consumidores que fizerem a troca não vão precisar cumprir carência no plano novo. A empresa diz que vai oferecer também outras opções para quem não quiser migrar para a Unimed Fesp.