INSCREVA-SE para o HIS19 e atualize-se com mais de 70 horas de conteúdo! Inscreva-se

Unimed Federção Minas completa 40 anos

By 9 de março de 2017 Mercado

Criada em 19 de março de 1977, a Unimed Federação Minas nasceu com o objetivo de representar política e institucionalmente as Unimeds mineiras e orientá-las quanto à gestão e ao desenvolvimento de suas equipes, promovendo a difusão do cooperativismo médico e o fortalecimento do Sistema mineiro.

Por isso, a instituição trabalha com foco na elaboração e implantação das melhores práticas de gestão e modelos gerenciais inovadores que contribuem para a sustentabilidade das cooperativas médicas do estado, por meio da intercooperação.

Hoje, a instituição representa um universo de 68 cooperativas, cerca de 17.000 cooperados,  mais de 2,9 milhões de clientes e 58,62% de participação de mercado em dezembro/2016, de acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). As cooperativas do Sistema Unimed mineiro estão presentes em 97% do território estadual, contando com mais de quatro mil serviços credenciados na rede de atendimento e 207 serviços próprios, como laboratórios, clínicas, hospitais e núcleos de promoção à saúde.

“Estes números representam os investimentos que temos feito no estado e contribuem para tornar o Sistema Unimed mineiro líder no segmento de Saúde Suplementar. Além disso, reforçam a sustentabilidade das cooperativas mineiras que em 2016, entre janeiro e setembro, pagaram mais de 800 milhões em impostos, e empregaram diretamente mais de 7 mil pessoas”, afirma Marcelo Mergh Monteiro, presidente Executivo da Unimed Federação Minas.

Referência em qualidade

Em 2015, a Unimed Federação Minas foi certificada na norma ISO 9001:2008, buscando a excelência de suas operações, com a construção de processos bem-definidos e direcionados à melhoria contínua dos serviços prestados às Unimeds. No ano seguinte, a instituição foi aprovada na primeira auditoria de manutenção.

Reconhecimento

A Unimed Federação Minas foi destaque no Great Place To Work, em 2016, alcançando a 5ª colocação no ranking das Melhores Empresas para se Trabalhar em Minas Gerais, categoria pequeno porte, levando-se em conta todos os setores e a 2ª segunda colocação no ranking, no segmento planos de saúde, entre as melhores empresas de saúde para se trabalhar no Brasil.

Investimentos que trazem inovações

Há 20 anos, a Unimed Federação Minas apostou em um novo segmento de negócio: a Unimed Aeromédica, uma unidade de negócios da instituição. Considerada referência em serviço de transporte médico de urgência no Brasil, a empresa conta com uma carteira de 2,6 milhões de clientes.

Outro produto de destaque desenvolvido pela Unimed Federação Minas é o Painel de Risco do Negócio com foco na Governança Cooperativa (Pring). Por meio dessa metodologia inovadora, é possível acompanhar os riscos do negócio das cooperativas, avaliando as dimensões: Regulatória, Trabalhista, Tributária, Institucional, Assistencial e Econômico-financeira, através do cruzamento de dados.

Dessa forma, a ferramenta permite que as Unimeds trabalhem de forma preventiva, promovendo maior transparência, minimizando os riscos, auxiliando na tomada de decisão gerencial e estratégica, promovendo maior transparência.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply