faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Unifesp promove curso de atendimento de urgências

Article-Unifesp promove curso de atendimento de urgências

Aula de 29 de outubro terá participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), através de sua Disciplina de Cirurgia, realizará em 29 de outubro uma aula de atendimento pré-hospitalar que terá a participação do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. A iniciativa integra o curso de atendimentos de urgência, que dura 30 dias, com o objetivo de abordar vários aspectos dos casos de trauma, como avaliação inicial das vítimas, papel dos serviços de resgate, imobilização, queimaduras, intoxicações e envenenamento. José Honório Palma, coordenador do curso, destaca a importância de haver uma ênfase maior no ensino do pré-atendimento hospitalar. "Os profissionais de saúde não estão preparados para atender os pacientes fora do hospital", comenta ele. Palma ressalta que este é o primeiro curso do tipo desenvolvido em parceria com instituições como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.
O curso terá aulas teóricas e práticas, além de um simulado organizado pelos bombeiros. Inicialmente, serão 24 alunos da Liga do Trauma da Unifesp, que também irão para as ruas e participarão de resgates e salvamentos. Segundo o coordenador do curso, a idéia é incluí-lo no currículo da Disciplina de Técnica Cirúrgica da carreira de Medicina da Unifesp.
A preocupação com a correta prestação do atendimento de urgência independente do ambiente hospitalar aumenta em função do que mostram as estatísticas. Dados do Comitê de Trauma do Colégio Americano de Cirurgiões indicam que 50% dos traumatizados têm morte instantânea, e 30% morrem na primeira hora após o acidente causador do trauma.

TAG: Hospital