faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Unesp inaugura laboratório para estudo da genética do câncer

Article-Unesp inaugura laboratório para estudo da genética do câncer

Um dos principais objetivos do NeoGene é identificar elementos genéticos que indiquem a predisposição das pessoas à ocorrência de certos tipos de tumores malignos

A Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu (SP), passa a contar com um novo espaço para o estudo da genética do câncer a partir desta segunda-feira (20/12), segundo informações da Agência Fapesp. Trata-se do NeoGene Laboratório, montado no Centro de Pesquisas e de Laboratórios Experimentais, que deverá ajudar a consolidar as linhas de pesquisa existentes na instituição. O NeoGene ocupa uma área de cerca de 200 metros quadrados, divididos em 7 salas climatizadas. O laboratório está dotado de equipamentos modernos, câmaras de cultura e de conservação, além de mobiliário funcional. No local, atua uma equipe formada por cerca de 20 pessoas, entre pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação, e servidores técnicos. Um dos objetivos principais do trabalho no NeoGene é identificar elementos genéticos que indiquem a predisposição das pessoas à ocorrência de certos tipos de tumores malignos.
De acordo com a geneticista e coordenadora do NeoGene, Silvia Regina Rogatto, as pesquisas nesse campo, em Botucatu, são feitas há dez anos, mas o novo espaço dará condições de direcionar o trabalho para algumas áreas mais específicas do câncer
Segundo ela, o laboratório será focado nas áreas de câncer de cabeça e pescoço, mama e próstata.
Um dos parceiros do novo laboratório será a University Health Network, do Canadá, que mantém desde 1998 um programa de intercâmbio com a equipe de genética humana de Botucatu. O grupo canadense desenvolve uma série de pesquisas sobre as causas genéticas de leucemias, sarcomas e cânceres de próstata e ovário.

TAG: Hospital