INSCREVA-SE para o HIS19 e atualize-se com mais de 70 horas de conteúdo! Inscreva-se

Um desafio de design para atividades físicas [Vídeo]

By 24 de setembro de 2014 Mercado
Atividade física e design

Em fins do ano passado, o Centro de Longevidade da Universidade de Stanford promoveu, em parceria com a rede global Aging 2.0, um desafio de Design aberto ao público, com foco em aprimorar a experiência de idosos que sofrem com perdas cognitivas. Na cobertura que recebeu desta coluna, ficou a promessa de que o resultado seria divulgado, quando fosse tornado público. Portanto, antes de entrar no tema do post – o segundo desafio, com inscrições abertas agora – falemos do resultado do primeiro.

A vencedora do prêmio de US$10 mil foi Sha Yao, da Academy of Art University in San Francisco. Ela desenvolveu o projeto “EatWell”, uma recriação dos utensílios usados à mesa para refeição, desenhados especificamente para ajudar os que têm perdas cognitivas a comer sem assistência. O projeto foi avaliado pela banca como sendo uma solução de impacto positivo imediato.

EatWell

Neste segundo desafio, que também premiará os primeiros três colocados com os valores de 10, 5 e 2 mil dólares, o foco é mobilidade. Como motivar os idosos para se engajarem em atividades físicas e empoderá-los para uma maior mobilidade no cotidiano, tanto em casa quanto em suas comunidades?

A justificativa para a escolha do tema está no fato de a mobilidade ser um ponto crucial para a independência e uma vida saudável, o que se contrapõe a dados como: apenas 48% dos adultos atendem às diretrizes de atividades físicas aeróbicas e aproximadamente 50% das pessoas que começam um programa de exercícios desistem no primeiro mês, e outros 25% nos primeiros três meses.

As inscrições estão abertas até dezembro do ano corrente, e a ideia é que o resultado seja divulgado em abril de 2015. Assista o vídeo sobre o desafio aqui:

[youtube]http://youtu.be/olHBemxMM48[/youtube]


Antônio Leitão

About Antônio Leitão

Leave a Reply