This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Transplante de intestino poderá ser feito pelo SUS

By 9 de janeiro de 2004 Mercado

O primeiro transplante de intestino delgado financiado pelo Sistema Único de Saúde será realizado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. O procedimento foi autorizado ontem, 08 de janeiro, pelo Ministério da Saúde. Assim, este tipo de cirurgia passa a integrar a lista legalmente permitida pelo Sistema Nacional de Transplantes, coordenada pelo Ministério. A inclusão na lista abre caminho para que outros hospitais recebam a habilitação do SNT para realizar o transplante de intestino delgado, uma operação delicada e cara, com valor calculado em cerca de R$ 51 mil. A cirurgia autorizada à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo será a quarta feita no Brasil.
Para o transplante de intestino delgado, é necessário encontrar um doador com morte encefálica que apresente peso e idade semelhantes ao do receptor, fato que aumenta o risco de perda de doador. No caso autorizado pelo Ministério, o paciente beneficiado é um bebê de nove meses residente em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Atualmente, não há fila de espera por intestino delgado no sistema.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply