INSCREVA-SE para o HIS19 e atualize-se com mais de 70 horas de conteúdo! Inscreva-se

Transparência de preços contribui para economia em serviços de saúde

By 24 de outubro de 2014 Mercado

Sugestão de pauta: Josafat Falcão

Um estudo publicado no Journal of American Medical Association, considerado o primeiro estudo que relaciona transparência de preços com economia em pagamento de serviços de saúde, foi feito para determinar se o uso de uma plataforma de transparência de preços, o produto da Castlight, em uma companhia privada estava associado a menores custos de pagamentos para três serviços médicos comuns.

Segundo o grupo, o estudo foi feito para verificar se as iniciativas feitas pelo governo e por organizações privadas de reduzir custos de saúde usando estratégias transparência de preços podem ser consideradas efetivas.

Os pagamentos de serviços clínicos foram comparados entre dois grupos de pacientes: os que procuravam a precificação usando o serviço proposto com aqueles pacientes que não procuraram anteriormente na plataforma. O teste foi feito para testes laboratoriais, serviços avançados de imagens ou consultas médicas.

Foram comparadas contas médicas de 2010 a 2013 de 502.949 participantes segurados por 18 empresas que forneciam uma plataforma de transparência.

De acordo com os acessos, 5,9% dos pedidos de testes laboratoriais, 6,9% dos de imagens e 26,8% dos de consultas tiveram consultas anteriores à plataforma. Os resultados mostram que, antes da existência da plataforma, pesquisadores descobriram que os pacientes pagaram mais por serviços de imagem (13% a mais) e de laboratório (1,02% a mais), mas não encontraram diferenças para consultas tradicionais.

A conclusão do grupo é aque o uso de ferramentas que tornem o preço transparente está associado a uma diminuição dos pagamentos por serviços médicos comuns.

Todos os usuários estavam conectados à plataforma da A Castlight Enterprise Health Cloud, empresa feita de quatro centros de solução. Eles oferecem aplicações e serviços que permitem aos empregadores entregarem benefícios alto custo-benefício, entregam para profissionais médicos e planos de saúde ferramentas para mercado e, mais importante, permitem que os empregados façam decisões de saúde mais esclarecidas e com entendimento dos custos e possíveis resultados. Cada centro de solução é apoiado pela Castlight Platform e pelo Castlight Data Interchange, que tem o maior data base de precificação, qualidade e resultados em saúde.

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply