This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Tomografia ajuda a detectar lesões na retina causadas pelo sol

By 3 de fevereiro de 2005 Mercado

Pela primeira vez no Brasil, um aparelho de tomografia de coerência óptica de terceira geração (OCT3) foi usado para avaliar e detectar lesões na retina causadas pela exposição intensa à luz solar. A pesquisa foi realizada pelo oftalmologista Rodrigo Jorge, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), em colaboração com o médico Rogério Alves Costa, do Hospital de Olhos de Araraquara. De acordo com a Agência USP, os dois médicos iniciaram as análises com o OCT 3 em 2003, no Hospital de Olhos de Araraquara, para entender melhor as lesões da retina secundária causadas pela exposição solar. Graças aos exames, o artigo traz relatos inéditos de pacientes brasileiros que apresentaram alteração no fundo de olho sugestiva de lesão pela luz do Sol.
Costa explica que a tomografia do tipo OCT3 é um exame não invasivo, sem injeção de contraste, similar a ultra-sonografia. Entretanto, o OCT3 usa um laser e não o som como fonte, gerando assim imagens de altíssima resolução da retina. O médico explica que não se sabe até que ponto o dano retiniano secundário à exposição solar é reversível e sua correlação com a perda da visão central, mas dependendo do grau de comprometimento da retina externa, a perda da visão é irreparável.
Na opinião de Jorge, a população deve ter consciência dos perigos de lesão na retina causados pela luz solar, e recomenda o uso de óculos bem fechados, com filtro ultravioleta. “Se as lentes são escuras no centro e abertas do lado, a pupila fica dilatada, e expõe mais a retina à luz que entra pelas laterais, podendo machucar o fundo do olho”, relata. O professor da FMRP relata que a suscetibilidade à luz solar é maior para aqueles que têm hipermetropia, mas os riscos dos raios ultravioleta devem ser evitados por todos.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply