This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Telemedicina surpreende pacientes

By 28 de julho de 2020 Mercado
A consulta virtual foi responsável por mais de 20 mil atendimentos, sendo quatro mil pacientes acompanhados, com suspeita ou confirmação de Covid-19 e, destes, apenas 1% necessitaram de internação hospitalar

A Fundação São Francisco Xavier (FSFX), braço da Usiminas nas áreas de saúde e educação, intensificou o uso de ferramentas da Telemedicina, diante do atual contexto da pandemia do Coronavírus e, em julho, ampliou a teleconsulta para todos os beneficiários. A telemedicina tem sido utilizada, cada vez mais, pelas operadoras de planos de saúde como uma forma de facilitar, encurtar distâncias, otimizar o tempo e oferecer novas possibilidades de cuidado e monitoramento da saúde.

“ Os benefícios desse tipo de atendimento são inúmeros para os pacientes. Dentro do atual contexto da Covid-19, de março a junho, a consulta virtual foi responsável por mais de 20 mil atendimentos, sendo quatro mil pacientes acompanhados, com suspeita ou confirmação de Covid-19 e, destes, apenas 1% necessitaram de internação hospitalar”, afirma o diretor de Soluções em Saúde, Comercial e Marketing (FSFX), Marcelo Teixeira.

Quem endossa esse contato on-line com o médico é a administradora de empresas Ledvânia Chaves Ribeiro, uma das primeiras beneficiárias a utilizar a teleconsulta da Fundação. A usuária fez o agendamento por whatsApp e seguiu o atendimento pela teleconsulta. Ela explica que, num primeiro
momento, ficou em dúvida de como seria esse serviço e, até mesmo, insegura caso não conseguisse conectar na internet no momento da consulta. “Foi um procedimento didático e simples. Pensei nos idosos e nas pessoas que têm dificuldade de conectar a esse tipo de serviço, mas fiquei surpresa pela
facilidade”, ressalta.

SEGURANÇA E CONFORTO

Acolhimento, praticidade e agilidade: com essas três palavras, Ledvânia resume a sua experiência. “É uma consulta rápida, assertiva e nos dá a segurança de um atendimento tradicional. Além disso, o médico nos informa que todos os nossos dados estão arquivados no Prontuário Eletrônico e segue todo sigilo no sistema de segurança do plano de saúde. O que nos dá uma tranquilidade maior”, analisa.

Segundo Teixeira, a telemedicina é uma forma inteligente de aproximação junto aos diversos públicos, sendo uma modalidade que facilita os atendimentos a pacientes mais jovens, que têm a vida cada vez mais digital e dinâmica, até os pacientes crônicos com dificuldade de locomoção. “A telemedicina oferta uma série de vantagens que aliada aos encontros presenciais contribui para a promoção da saúde. A telemedicina disponibiliza um conjunto de ferramentas de suporte que, no meu entendimento, integra obrigatoriamente o arsenal à disposição das boas práticas de cuidado em saúde”, enfatiza o diretor.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.