This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Telemedicina soma mais de 30 mil atendimentos por mês no UHG Brasil durante pandemia

By 24 de julho de 2020 Mercado

Vice-presidente de TI do UnitedHealth Group Brasil, que abrange Amil e Americas Serviços Médicos, fala sobre a rápida expansão de tecnologias de atendimento remoto em tempos de pandemia

A telemedicina foi um divisor de águas durante a pandemia no cenário da saúde. Planos de saúde e hospitais tiveram o desafio de implantar ou expandir um planejamento rápido, de fácil acesso, alinhado com a qualidade e segurança que já ofereciam de forma presencial.  “De um dia para o outro, quase todos tiveram que ir para casa. Optamos por utilizar e desenvolver uma ferramenta que já tínhamos – através do call center e aplicativo para celular –  e conseguimos realizar no pico da pandemia cerca de 1000 atendimentos por dia, em plano de saúde, e 100 nos hospitais”, diz Jalmor Muller Junior, Vice-Presidente de TI do UnitedHealth Group Brasil. Este e outros temas sobre os aprendizados da Covid-19 foram apresentados e debatidos entre convidados no Summit Internacional Americas, evento do Americas Serviços Médicos, que ocorreu de forma virtual nesta quinta-feira (23).

Segundo Jalmor Muller, antes da pandemia, já havia um estudo para a expansão da telemedicina, mas com a mudança de cenário isso se antecipou e o que no Brasil ainda era ponto de discussão ganhou força e virou realidade. “No Brasil tivemos culturalmente uma adaptação durante a pandemia com esta forma virtual de consultas. Nos Estados Unidos isso já é comum, antes mesmo da chegada do Coronavírus. O futuro é este, que tudo seja online em situações de baixa complexidade. A telemedicina veio para ficar”, salienta Muller.

Nos hospitais do Americas Serviços Médicos, que incluem o Samaritano Higienópolis e o Paulistano, foi lançado um serviço de Teleorientação para pacientes de risco, com suspeita ou confirmação da doença e em isolamento domiciliar. O sistema viabiliza o contato com os pacientes remotamente, a partir do dia seguinte à consulta no pronto atendimento. As interações incluem perguntas sobre o estado clínico e, quando indicado, complementadas por teleconsulta e até encaminhamento ao hospital, para atendimento presencial.

Trata-se de um serviço oferecido sem nenhum custo adicional ao paciente, e no momento que é identificado como suspeito ou caso confirmado de COVID-19 ele é convidado a entrar no programa, na etapa da alta hospitalar. Na sequência, recebe três tarefas: acessar um link sobre a doença, responder a um questionário sobre suas condições crônicas e registrar diariamente sua temperatura corporal. A partir do dia seguinte, o paciente responde também um boletim diário sobre seus sintomas. Esses parâmetros conferem subsídios para os próximos passos da conduta médica, coordenados por uma equipe clínica, que acompanha diariamente o estado de saúde do paciente.

“Quando um paciente chega a um de nossos hospitais, pode ter certeza de que terá o melhor tratamento médico disponível. As nossas unidades são interligadas pela telemedicina e especialistas ficam disponíveis 24h por dia, 7 dias por semana, para apoiar os médicos que estão atendendo esses pacientes.  Recentemente, alguns foram monitorados à distância por conta da pandemia do COVID19 e conseguiram ficar isolados em segurança em suas casas. A telemedicina permite que exercitemos todos os nossos valores na prática, no dia a dia, e é peça chave para nossa missão de ajudar as pessoas a terem vidas mais saudáveis e ajudar o sistema de saúde a funcionar melhor para todos”, Tiago Frigini, gerente médico de Telemedicina do Americas Serviços Médicos.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.