This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Telemedicina no combate a Covid-19 tem mostrado resultados positivos

By 29 de junho de 2020 Mercado

Plataforma EuSaúde, do Grupo RCS, realizou mais de 77 mil atendimentos nos últimos 90 dias. Mais de 80% dos atendidos tinha sintomas de Covid-19 e foram orientados a ficar em casa

Desde a regulamentação em caráter extraordinário para atendimentos durante a pandemia, a telemedicina tem se mostrado um importante recurso para enfrentamento da doença. A plataforma EuSaúde, que dispõe do recurso de teleconsulta e teleorientação, por exemplo, atendeu em menos de 90 dias 27.700 pessoas, das quais mais de 80% apresentavam sintomas de Covid-19. Foram, no total, 77.901 mil atendimentos e a maioria dos casos, de acordo com os dados da plataforma, era de pessoas com sintomas leves da doença e que foram orientadas a permanecerem em casa, desafogando o sistema de saúde e ajudando a reduzir a circulação do vírus. “Das pessoas que apresentavam algum sintoma, 81% tinham sintomas leves e foram orientados a permanecer em casa, 8% tinham sintomas moderados e foram orientados a agendar uma consulta presencial e 11% tinham sinais de gravidade e foram orientados a buscar atendimento de urgência”, disse o médico coordenador da plataforma EuSaúde, Fillipe Loures. Ainda segundo o médico, de todos os pacientes a buscar atendimento médico de urgência, 4% foram atendidos e liberados, 93% foram internados em enfermaria e 3% em Unidade de terapia Intensiva.

De todos os pacientes atendidos e que apresentavam algum sintoma, cerca de 80% não precisaram buscar atendimento médico após a teleorientação, o que indica que aqueles que foram orientados a se manterem em isolamento social assim o fizeram, demonstrando uma boa assertividade do serviço prestado. Em aproximadamente 26% dos atendimentos foi solicitado o teste RT-PCR para detecção do novo coronavírus.

Outro ponto importante que podemos observar é a faixa etária desses pacientes e a aceitação em relação ao atendimento médico pela internet. A faixa etária que mais buscou atendimento foi a de adultos jovens, entre 29 e 38 anos (41% dos atendimentos). De todos os atendidos, 78%  responderam que deixaram de ir a uma unidade de saúde em função do teleatendimento, sendo que 94% relataram que se sentiram acolhidos através dessa modalidade de atendimento. Em relação à segurança no teleatendimento, 92% informaram que se sentiram seguros ao utilizar o serviço de teleatendimento do EuSaúde e 72% disseram que gostariam de utilizar esse serviço para acessar cuidados relacionados a outras condições clínicas que não a COVID-19. “Nota-se que tanto a aceitação quanto a percepção positiva acerca dos cuidados que promovemos,  são relevantes, evidenciando que os pacientes estão  enxergando valor nos cuidados à distância, cabendo aos provedores buscarem formas otimizadas de extrair o que a tecnologia tem de melhor para agregar ao complexo cenário de saúde nacional”, completa Loures.

Para o CEO do Grupo RCS e idealizador do projeto EuSaúde, Ricardo Cabral, o investimento da empresa em novas tecnologias e soluções para a saúde fez toda a diferença para que o grupo estivesse preparado para receber a demanda que chegou com a pandemia. “O nosso momento prévio com desenho de projetos em teleorientaçao nos permitiu hoje ser um dos grandes prestadores de serviço em telemedicina do Brasil”, disse. “A análise dos dados é que vai nos permitir cada vez mais ser propositores de medicas de controle social e epidemiológico para que a retomada da economia seja feita de forma segura e contínua”, completou.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.