NEWSLETTER Assine gratuitamente e atualize-se semanalmente Assine

Teleconsultorias em tempo real para profissionais da RedeNUTES

Por 10 de novembro de 2014 Mercado

Todas as sextas-feiras, das 10h às 13h, a Rede de Núcleos de Telessaúde de Pernambuco (RedeNUTES) coloca à disposição dos profissionais cadastrados a teleconsultoria síncrona (em tempo real) em Medicina da Família e Comunidade. O principal objetivo é sanar as dúvidas surgidas nas atividades das equipes de Saúde da Família, com o embasamento de evidências científicas adequadas à prática da atenção primária à saúde (APS).

De acordo com a teleconsultora que estará de plantão, Vanessa Cristina Arantes, essa estratégia melhora a assistência e aumenta a resolutividade dos casos atendidos. Vanessa é médica formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), residente em Medicina da Família e Comunidade pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O serviço é dirigido a todos os profissionais cadastrados na rede que fazem parte da equipe de Saúde da Família – médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos de enfermagem, técnicos e auxiliares em saúde bucal, agentes comunitários de saúde – e aos demais profissionais que fazem parte das equipes de atenção primária e/ou dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família.

LEIA MAIS
Unidades de São Paulo serão interligadas por suporte virtual

Como funciona?
Os usuários cadastrados têm a possibilidade de se comunicar com os teleconsultores, que são especializados em diversas áreas da saúde. Dessa forma, o usuário pode tirar dúvidas e solicitar orientações sobre casos clínicos, processos de trabalho, educação em saúde, planejamento do cuidado, monitoramento e avaliação de ações em APS, entre outras.

A teleconsultoria pode ser utilizada de duas formas:

1) Síncrona – A comunicação acontece em tempo real em uma sala de bate-papo virtual (chat), com recursos de áudio e vídeo. Para utilizar, é preciso acessar o portal da RedeNUTES, fazer login e entrar na sala virtual no dia e horário de plantão do teleconsultor. O usuário cadastrado também pode solicitar uma teleconsultoria síncrona na especialidade que desejar, pelo Fale Conosco do portal.

2) Assíncrona – Nessa opção, o usuário acessa o portal, efetua o login, acessa a Plataforma de Telessaúde e envia sua dúvida/solicitação. O prazo para receber uma resposta é de até 72 horas. Também é possível incluir dados de pacientes, informações clínicas, resultados de exames complementares, fotos e vídeos.

A RedeNUTES realiza semanalmente teleconsultorias síncronas, cursos e seminários nos mais variados temas. 

Este projeto faz parte das ações do Ministério da Saúde que prevê a oferta de serviços de telessaúde para o Sistema Único de Saúde (SUS) e é coordenado pelo Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES/UFPE). 

Portal Saúde Business

Sobre Portal Saúde Business

Deixe uma resposta