faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Substância ajuda transplantes de medula óssea

Article-Substância ajuda transplantes de medula óssea

Pesquisa do Instituto de Ciências Biomédicas da USP mostra que proteína extraída do feijão facilita separação de células a serem utilizadas nos transplantes

Uma pesquisa realizada no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP mostra que uma proteína extraída de alguns tipos de feijão facilita a separação de linfócitos do material a ser enxertado no paciente, nos casos de transplante de medula óssea. A descoberta reduziria a rejeição no organismo após o procedimento, segundo a Agência USP. A técnica integrou a dissertação de mestrado de Glaucia Maria Ribeiro de Souza. Segundo ela, a separação dos linfócitos, responsáveis pela rejeição no organismo, é feita atualmente pelo aparelho Magnet Cell Sort (Separador Magnético de Células), com capacidade para retirar 99% dos linfócitos presentes no material a ser transplantado.
Mas trata-se de um procedimento muito caro para os padrões do sistema público de saúde no Brasil. Glaucia acredita que o uso de drogas à base da proteína extraída do feijão poderia baratear os custos da separação de células para uso em transplantes de medula. A técnica ainda requer estudos para ser melhor empregada.

TAG: Hospital