This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Sua Estratégia Digital está Certa?

By 3 de julho de 2014 Mercado

A estratégia digital de uma empresa é algo que deve ser discutido além das salas do marketing. Com cada vez mais redes sociais e uma audiência omnichannel (em todos os canais) crescente, será que as redes sociais estão cumprindo seu papel na estratégia digital?

Com certeza você já deve ter escutado de alguém, ou lido em algum lugar a seguinte mentira: “sua empresa deve ter no mínimos um facebook, twitter, linkedin, instagram, google+, pinterest, tumblr, flickr etc”. Mesmo que você não seja do marketing já deve ter se deparado com essa afirmação. Por isso, deve entender pelo menos o básico, pois sua empresa pode estar jogando recursos financeiros, humanos e de tempo fora por um erro básico na sua estratégia digital, e consumindo recursos de outras áreas importantes.

Digo que é mentira pois nem sempre sua empresa ou startup deve gastar esforços e arriscar o foco da estratégia digital, em todas as redes sociais. Existem pelo menos duas perguntas chave a serem respondidas antes de sair criando contas e elencando membros do time para cuidar de tantas “portas de entrada” de clientes:

  1. Pra quem você vende? B2B (business-to-business), B2C (business-to-consumer) ou B2MD (business-to-medical doctors)?
  2. Onde está a oportunidade de negócios? Em redes pessoais ou profissionais?

Nós do Empreender Saúde mesmo, refletimos alguns dias e mudamos nossa estratégia digital em relação ao peso que damos entre uma rede ou outra. Não adianta querermos formar opiniões e auxiliar decisões através de redes pessoais como o facebook, onde a competição com gatinhos, vídeos de comédia, insinuações políticas e outros tipos de conteúdo de “entretenimento” tomam conta da timeline.

Basicamente, se você vende um produto ou serviço B2B, provavelmente deva focar sua estratégia digital em redes como LinkedIn, Quora, Google+, Twitter etc, cujo o objetivo é mais profissional, ou próximo a isso.

Já se o foco é B2C, as redes ideais podem ser o Facebook, Instagram, Pinterest e outras semelhantes. Exemplo: Quando invertemos o peso LinkedIn vs Facebook, notamos que a taxa de engajamento por post no LinkedIn pode chegar a mais de 5%, quando no Facebook não passa de 0.4%, mesmo com muito esforço.

Conclusão

Foque esforços e recursos humanos onde sua estratégia digital pode ser mais eficiente. Não tenha medo de deixar de atuar nas redes sociais com alta penetração, hoje está cada vez mais comum ver Gestores de Canais Digitais e CMOs fugirem de ações no Facebook, justamente porque a conversão é baixa e essa rede social têm se tornado cada vez mais pay-to-play (pague para jogar) – a maioria só têm obtido resultados aceitáveis ao pagar por publicidade, note que falei “aceitáveis”.

Se você ainda está em dúvidas quanto à esse ajuste de foco, confira as top 5 marcas que se tornaram mais influentes através de sua estratégia digital no Facebook e LinkedIn:

Facebook (fonte: Social Bakers / Brazil – em 03.07.2014) 

  1. Garaná Antarctica (ER 0.008%)
  2. Coca-Cola (ER 0.005%)
  3. Skol (ER 0.057%)
  4. Garoto (ER não disponível)
  5. Hotel Urbano (ER não disponível)

Encontrou alguma marca B2B no top 5? *ER = Engagement rate (índice de engajamento)

LinkedIn (fonte: LinkedIn / Mundial – de 2013)

  1. Adobe
  2. AppleOne
  3. Commonwealth Bank
  4. Dell
  5. HubSpot

Sim, o top5 é composto apenas por empresas com grande foco B2B, ou que tem grande parte do seu faturamento dependente do mercado B2B.

Para finalizar, compartilho um infográfico criado pela Gaia Creative (empresa de Gil Giardelli, que esteve presente no Health 2.0 Latin America) muito interessante, onde há correlacionam-se a pirâmide de Maslow e as redes sociais. Com ela você terá boas pistas de onde sua empresa deve atuar em sua estratégia digital.

Pirâmide de Maslow e as Redes Sociais na Estratégia Digital

Raphael Gordilho

About Raphael Gordilho

Médico com MBA em Marketing, Raphael co-fundou a Live Healthcare, empresa responsável pelo Saúde Business Fórum, Healthcare Innovation Show e Portal SaudeBusiness.com. Em 2018 a empresa se juntou a Feira Hospitalar, no portfólio de saúde da UBM Brazil e posteriormente Informa Exhibitions. Hoje Raphael é Head of CX, onde é responsável pela experiência dos clientes em todos os canais digitais e offline.

Leave a Reply