This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Startup promete lançar exame de sangue para detecção de câncer

By 11 de janeiro de 2016 Empreendedorismo, Mercado

E se apenas um simples exame de sangue pudesse detectar qualquer tipo de câncer, quando ainda fosse fácil de ser tratado?

É exatamente isso que pretende tornar possível a Illumina, companhia de biotecnologia pioneira na sequenciação do DNA de forma barata e eficiente. Ela está lançando uma nova startup, a GRAIL (pois tal teste seria realmente o santo graal para oncologistas) com um financiamento de $100 milhões de dólares. A Illumina terá a maior participação e os outros parceiros incluem Bill Gates, Sutter Hill Ventures, ARCH Ventures e Bezos Expeditions do Jeff Bezos. Se esta tecnologia realmente funcionar, a startup poderia ter um enorme impacto médico, econômico e social.

“Tudo aqui é direcionado para que seja um teste “pan-câncer”, um teste que seja universal” disse Jay Flatley, CEO da Illumina há dezesseis anos e que vem melhorando o poder de sequenciação do DNA numa taxa que excede as melhorias realizadas em microchips durante o mesmo período de tempo.

“Este é o nosso maior investimento”, afirmou Robert Nelsen, um parceiro na ARCH, sobre o GRAIL. Nelsen ajudou a fundar a Illumina, e, mais recentemente, algumas das startups melhores fundadas de todos os tempos, incluindo a companhia focada em câncer, Juno Therapeutics, que arrecadou $310 milhões de dólares antes de sua oferta pública inicial, e a Denali Therapeutics, focada em doenças cerebrais, que arrecadou $217 milhões no ano passado.

“Ainda precisa ser provado, mas é bastante possível que você poderá ter muitas e aprofundadas informações sobre vários tipos de câncer com apenas um teste”, declarou Nelsen à imprensa.

Flatley afirma que a ideia para a GRAIL foi concebida há 18 meses atrás quando os pesquisadores da Illumina  estavam testando os sequenciadores de DNA da empresa em sangue. Eles descobriram uma vez que os sequenciadores da empresa se tornaram cada vez mais poderosos, eles seriam capazes de detectar quantidade de DNA nessas amostras.

*Com informações da Forbes em 10/01/2016.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply