This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Startup oferece apoio psicológico para instituição estadual

By 11 de junho de 2019 Mercado, Você Informa

Vittude oferece apoio psicológico para egressas e internas da Fundação Casa
Startup firma parceria com a RME para oferecer terapia às jovens que passaram pela instituição

A Vittude, plataforma pioneira no ramo de saúde mental, que conecta psicólogos e pacientes em menos de um minuto, será colaboradora em uma das turmas da Women Will, iniciativa de capacitação do Programa Cresça com o Google em parceria com a Rede Mulher Empreendedora (RME) e, nesta edição em especial, com o Instituto Mundo Aflora. Meninas que cumpriram ou seguem cumprindo medidas socioeducativas na Fundação Casa, instituição estadual focada na recuperação de menores de idade, receberão atendimento psicológico através da startup. O objetivo da parceria é proporcionar às jovens apoio psicológico e uma oportunidade de olharem para si, restabelecendo a autoestima e confiança no seu potencial enquanto ser humano.

Fundadora e CEO da Vittude, Tatiana Pimenta lembra que a democratização do acesso à terapia é a principal missão da plataforma. “Vivemos em um país onde mais de 60 milhões de pessoas sofrem com algum transtorno mental, mas uma grande maioria não consegue acessar o tratamento adequado. Participar de um projeto como esse é incrível, faz nosso trabalho ter ainda mais sentido. Levar acesso a essas jovens, que estão em um momento de vida mais vulnerável e que sofreram privações é promover impacto social”, destaca a empreendedora.

Ela define como “uma alegria pessoal” participar da iniciativa e ainda enfatiza a importância do acesso à terapia: “Ouvir os relatos das meninas é chocante, mas eu acredito muito que no nosso sofrimento também está nossa força e nosso maior poder. Somos fruto das nossas experiências de vida. Poder contribuir com esse projeto enche meu coração de gratidão e esperança. Gostaria de dar os parabéns para o Google, Ana Fontes e equipe da Rede Mulher Empreendedora. Torço para que as áreas de responsabilidade social das grandes empresas presentes no Brasil passem a olhar com carinho para a questão da saúde mental dos mais vulneráveis. Nas populações de menor renda encontramos os maiores índices de depressão. Essas comunidades não acessam tratamento por falta de recursos financeiros. Não adianta esperar o governo tomar uma ação. Dar acesso à saúde de qualidade é nossa responsabilidade também”.

Giovane Oliveira, psicólogo da Vittude e que já teve atuação clínica na Casa do Adolescente, afirma que a terapia não irá mudar mudar as coisas que já aconteceram, mas com certeza pode fazer com que alguns conteúdos sejam ressignificados e incorporados na personalidade, de forma que leve ao crescimento e a mudança de padrões de vida e comportamento que antes eram determinantes. A psicoterapia pode fazer com que o adolescente reconheça suas potencialidades para ser agente de mudança de sua vida e abrir horizonte e caminho para novas possibilidades.

A Rede Mulher Empreendedora custeará as sessões para as jovens participantes do projeto. “Incluímos no programa o acesso à plataforma da Vittude porque acreditamos que é fundamental para aumentar a auto confiança das meninas. Ter o apoio psicológico é importante para se sentirem mais confiantes a realizarem seus próximos passos” relata Ana Fontes, presidente da RME.

As jovens passaram por aulas de empreendedorismo, marketing digital, negociação, liderança feminina, técnicas de relaxamento e atividades para desenvolverem suas independências pessoal e financeira. Agora, terão acompanhamento psicológico pela Vittude, curso de tecnologia pela Reprograma, acesso à plataforma Eduk com cursos on-line profissionalizantes por 3 meses e a mentoria com profissionais qualificadas da Rede Mulher Empreendedora por um trimestre. As mentorias serão definidas de acordo com a necessidade de cada menina.

Sobre a Vittude:
A Vittude é uma plataforma pioneira no ramo de saúde mental que conecta psicólogos e pacientes em menos de 1 minuto. Criada em 2016 por Tatiana Pimenta e Everton Höpner, a empresa participou da segunda turma do programa de aceleração do Facebook e Artemisia, que acontece dentro da Estação Hack – primeiro centro para inovação criado pela rede social americana no mundo para impulsionar startups de impacto social. Também participou do BlackBox Connect, programa de imersão no Vale do Silício, patrocinado pelo Google for Startups. Em 2019, foi a única empresa brasileira finalista da premiação internacional Cartier Women’s Initiative Awards, tendo recebido uma premiação de U$$30mil. Já está presente em mais de 50 países. Atualmente a Vittude tem mais de 12 mil usuários e cerca de 3.000 psicólogos cadastrados.

Releases

About Release enviado por Ivan Netto

Ivan Netto é sócio e Head de Operações da Pineapple Hub.

Leave a Reply