This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Startup desenvolve solução de passaporte imunológico para a retomada de empresas

By 11 de junho de 2020 Mercado

Ferramenta demandou investimentos da ordem de R$ 2 milhões, integrando triagem, teste, monitoramento e controle da Covid19

A startup HCA lança a solução homônima HCA (Health Control Assistant), cujo objetivo é auxiliar organizações na retomada da integração social e econômica. A ferramenta, também chamada de Passaporte Imunológico Covid-19, conta com estrutura tecnológica própria, em nuvem, para garantir total segurança dos dados, além de recursos como telemedicina, disponibilizando aos colaboradores atendimento remoto por chat e vídeo, prontuário eletrônico com acesso online ao histórico dos colaboradores, e aplicação correta dos testes rápidos e RT-PCR.

Com forte atuação no mercado global de Medical Devices e percepção imediata do reflexo “COVID-19”, os sócios Adriano Bragança e Rafael Verona, juntamente com Paulo Pan atuante em caráter global nas áreas de Negócio, esporte e desenvolvimento Social, criaram imediatamente o “COMITÊ DE CRISE COVID-19”, focado em soluções legítimas e objetivas no combate da pandemia.

“O Passaporte Imunológico Covid-19 foi baseado nos protocolos mais atuais estabelecidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e encontra-se em constante evolução, uma vez que as descobertas sobre Covid-19 não param de surgir em curtos espaços de tempo. Trata-se de uma solução essencial para que as empresas possam tomar decisões conscientes e assertivas, minimizando os riscos de contágio”, afirmam os Co-fundadores.

A legislação brasileira, ANVISA , determina a contratação de profissionais de saúde para a aplicação e interpretação do exame. Em caso de resultado positivo, é responsabilidade das instituições de saúde reportar o resultado para as autoridades sanitárias. Daí a importância de contar com uma equipe de profissionais capacitados. Para as empresas, não basta comprar testes.

Como Funciona o Processo?

A fase de triagem determina a orientação do fluxo de testes a serem aplicados após a realização do cruzamento de sintomas, baseados nos protocolos estabelecidos pela OMS. Já na etapa de testagem, são realizados os exames para diagnosticar o vírus. Para isso, são utilizados o Teste Rápido de Anticorpos IgM / IgG, aplicado nos grupos assintomáticos e sintomáticos leves e suspeito, e o Teste RT-PCR, realizado nos casos de pacientes que acusarem sintomas urgentes na triagem.

Para aqueles que apresentarem positivo para anticorpos IgM por meio do teste rápido, é aplicado também o Teste RT-PCR, servindo como ferramenta para confirmação acessória da contaminação por COVID-19.

O monitoramento é um mecanismo contínuo para observar possíveis mudanças nos quadros apresentados pela triagem e testes dos colaboradores, além de ser um registro da efetividade do controle epidemiológico que será realizado em determinado grupo.

Por fim, o controle ocorre com a integração entre triar, testar e monitorar por meio da ferramenta HCA, que permite gerenciar as não conformidades de resultados apresentados pela contaminação do coronavírus dentro do grupo de pessoas, armazenando os dados, emitindo alertas e orientações e sugerindo ações a serem tomadas.

Por meio da ferramenta, o usuário tem um aplicativo com orientações 24×7 médicas, psicológicas, nutricionais e de enfermagem, além de acompanhamento da saúde em tempo integral. Em qualquer local, a qualquer hora do dia ou da noite, ele conta com um médico para garantir orientação segura através do smartphone, tablete ou computador.

A estrutura de processos do HCA faz ainda uso de dados colhidos e aplicados por profissionais de saúde, cruzando informações com a ajuda da inteligência artificial. “Unimos atenção, precisão, agilidade e gestão de saúde em um só produto”, afirmam os sócios da HCA.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.