This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Startup de saúde emocional apresenta resultados de estudo inédito

By 16 de janeiro de 2020 Mercado
Startup Psicologia

Para promover o Janeiro Branco, o zenklub, hub de bem-estar pioneiro, realizou uma pesquisa sobre o cenário de depressão e ansiedade no Brasil

O zenklub, pioneiro no segmento bem-estar emocional viabilizado por tecnologia e inteligência artificial, disponibiliza os resultados do estudo inédito sobre o cenário de saúde emocional no Brasil. Entre 2016 e 2019, mais de 420 mil pessoas ao todo responderam às pesquisas sobre ansiedade e depressão.
Com 150 mil respondentes, a análise sobre ansiedade demonstrou que 64% do quórum, ou seja, cerca de 99 mil pessoas, sofrem de ansiedade moderada. Em casos graves, a porcentagem cai para 19% (29 mil pessoas) e para 14% (21 mil) em casos leves. Mas menos de 1% dos respondentes (2500 pessoas) não têm qualquer sintoma do transtorno.
“Como um hub de bem-estar, o zenklub tem a preocupação em entender o cenário de saúde emocional para prover as melhores soluções. Temos visto, inclusive, um aumento no interesse de empresas por parcerias que apoiem funcionários de maneira integral”, afirma Rui Brandão, CEO e Co-founder do zenklub.
Os sintomas de ansiedade variam:
• Mais de 57% das pessoas se sentem ansiosas e/ou tensas quase todos os dias

• As preocupações se tornaram involuntárias em alguns dias para 50 mil pessoas e em quase todos os dias para outros 55 mil respondentes

• 65% dos participantes, cerca de 100 mil pessoas, têm dificuldades para relaxar na maioria dos dias

• Hiperatividade também é um sintoma para 84% dos respondentes

• 70 mil pessoas ficam irritadas com facilidade quase todos os dias e 33 mil, em mais de metade dos dias.

Em relação à análise de depressão, cuja pesquisa foi respondida por 270 mil pessoas, 57% dos participantes (155 mil) aparentam sofrer de um grau moderado da doença. Mais de 70 mil pessoas (27% das respostas) têm um quadro de depressão grave, 34 mil (12%) sofrem consequências leves da doença. Pouco mais de 7 mil pessoas (cerca de 3% dos respondentes) não têm quaisquer sintomas.

A depressão pode se manifestar de algumas formas:

• Quase 70% dos participantes da pesquisa sentiu pouco interesse ou prazer no cotidiano na maioria dos dias;

• A insônia afetou 88% dos respondentes em, pelo menos, algumas noites

• Metade das pessoas se sente cansada e/ou com pouca energia quase todos os dias

• O apetite também foi alterado (para mais ou para menos) em 89% das respostas (240 mil), sendo que 110 mil pessoas perceberam alterações quase todos os dias

• A sensação de fracasso foi sentida por 54% dos respondentes quase todos os dias

As pesquisas tiveram maior adesão com o público feminino (mais de 60% nos dois casos), entre 18 e 30 anos (cerca de 45% nos dois estudos). A análise não é um diagnóstico médico, mas sim uma forma de metrificar o cenário de saúde emocional.*

Sobre o zenklub

O zenklub é um hub de bem-estar que tem o objetivo de democratizar o acesso à saúde emocional. Com uso de tecnologia e inteligência artificial, oferece sessões de terapia online com profissionais de diversos backgrounds, como psicólogos, psicanalistas e terapeutas holísticos. Também oferece conteúdos próprios, como testes e exercícios de autoconhecimento. A startup tem uma rede credenciada de mais de 200 especialistas e realiza mais de 7.000 sessões/mês.

* A análise foi feita com as respostas de questionários regulados em padrões internacionais para acompanhamento médico, PHQ-9 e GAD-7. Apesar de não funcionarem como diagnóstico, são instrumentos validados para rastreio dos níveis de depressão e ansiedade, respectivamente.
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.