This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Startup carioca democratiza o plano de saúde para empresas

By 16 de outubro de 2020 Mercado

Com foco na saúde laboral e nos cuidados e acompanhamento da saúde de colaboradores, Cuida Mais oferece modelo disruptivo com médicos dedicados às empresas

Dados da consultoria Mercer Marsh indicam que o mercado de planos de saúde empresarial tem, em média, 31,8 milhões de usuários como um todo. O setor, que teve o último reajuste liberado pela ANS (Agência Nacional de Saúde) em 73%, tem buscado novas alternativas para oferecer benefícios em saúde aos colaboradores, já que as opções em planos tradicionais têm ficado cada vez mais onerosas às folhas de pagamentos.

Foi dentro desse contexto que a startup carioca Cuida Mais desenvolveu seu modelo de negócio. Fundada em 2017 pelo Dr. José Carlos de Rezende, especialista em Medicina do Trabalho e Medicina de Família, um dos fundadores do Centro de Estudos do Hospital Santa Cruz de Niterói, a startup oferece às empresas um formato integrativo de cuidados em saúde, com um médico responsável pelos colaboradores, para acompanhar as equipes e entender o contexto de saúde de cada integrante das empresas, cuidando e participando mais da saúde das pessoas, criando um vínculo maior e entendendo as reais necessidades de cada indivíduo.

“Nossa proposta é reduzir as distâncias entre pacientes, exames e médicos. Normalmente, quando as empresas oferecem um convênio, não há um centro de cuidado desse paciente, cada hora ele é atendido por um médico diferente. A nossa proposta é que a empresa passe a ter um médico próprio para cuidar de seus colaboradores, e todos os exames sejam feitos em nossas redes credenciadas. O custo para as empresas por vida é muito menor mensalmente e para os colaboradores também, mas o benefício é muito maior, pois estamos entregando uma real possibilidade de prevenção e cuidados com aquelas pessoas, um verdadeiro serviço personalizado, em que o médico também faz parte da equipe, ele conhece os colaboradores, ele conhece o histórico de cada um. A especialidade do Médico de Família é uma especialidade preventiva que aliada à medicina laboral entrega mais qualidade de vida e previne inúmeras doenças”, comenta Rezende.

Estimativas do Ministério da Saúde apontam que anualmente R$12,5 bilhões são gastos pelas empresas apenas com colaboradores afastados com doenças ocasionadas pelo trabalho, e que cerca de 80% dos registros são de ocorrências relacionadas a afastamentos gerados por problemas de saúde decorrentes do trabalho, o que demonstra a importância do investimento em prevenção em saúde e acompanhamento no histórico de saúde de colaboradores, evitando altas taxas de absenteísmo e proporcionando melhora na qualidade de vida da população.

Atualmente, a Cuida Mais possui rede de atendimento no Rio de Janeiro, não há nenhum tipo de carência e os clientes pagam uma pequena taxa de mensalidade para ter acesso a plataforma e poder agendar suas consultas e exames.

Como funciona?

As empresas pagam um valor por vida, e tem à disposição um médico para atendimento presencial na empresa, e também por telemedicina, para cuidados da equipe. Esse médico solicita exames de rotina e até mesmo exames específicos, realiza encaminhamentos a outros especialistas quando necessário, e o paciente realiza os demais atendimentos nas diversas clínicas e laboratórios credenciados à Cuida Mais, pagando apenas pelo o que usar, e com valores especiais, saindo muito mais em conta do que pagar mensalmente um plano de saúde e tendo um médico acompanhando de perto a evolução do seu quadro de saúde.

“Queremos facilitar o acesso à saúde no Brasil. 78% das demandas de saúde podem ser atendidas pelos Médicos de Família, principalmente nas empresas, sabemos que através da telemedicina, conseguimos resolver demandas de maneira fácil, levando segurança aos pacientes, criando vínculos entre médicos e os colaboradores e principalmente oferecendo uma rede de atendimento de qualidade com valores acessíveis à população. Democratizar o acesso à saúde de qualidade é o nosso propósito e é o que estamos fazendo”, finaliza Rezende.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.