faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Solução de agendamento é aposta de startup mineira na JPR 2014

Article-Solução de agendamento é aposta de startup mineira na JPR 2014

Solução da CM Tecnologia é vendida diretamente aos prestadores para que paciente acesse interface da própria instituição de assistência

Foi a necessidade de desmarcar uma consulta com o dentista que despertou em Fernando Soares a ideia que resultou na CM Tecnologia, startup mineira com soluções para agendamentos de consulta e exames pela internet. Na ocasião, ele pensou que poderia fazer isso de forma rápida e prática via algum aplicativo, caso existisse e ele tivesse acesso. Este era o ano de 2009 e Soares resolveu guardar a ideia.
Deste embrião até o desenvolvimento da solução de agendamentos, Soares ainda teve uma rápida passagem pela Ambev até conhecer e se tornar sócio de Bruno Camargos. Com a sociedade veio o desenvolvimento da solução, que hoje já está presente no Hospital Mater Dei, Grupo Alliar, Hospital Mario Penna (MG) e Laboratório São Marcos, entre outros.
A solução é comercializada diretamente aos hospitais, clínicas de diagnóstico e consultórios, ou seja, o paciente acessa a interface do prestador de serviço e não da CM Tecnologia. O tempo inteiro o paciente navega no site de sua clínica ou hospital de escolha, a CM é a ?inteligência? por trás do processo de agendamento. Este é o diferencial da empresa diante dos outros portais de agendamento, explicam os executivos. ?A consulta interligada dispensa posições de call center, pois não precisa passar por ninguém?, explica Soares, sobre a vantagem da integração com o banco de dados do contratante. ?Esse é nosso diferencial em termos de T.I?, completa.
Quando se fala em dispensa de call center,  lê-se redução de custos e é essa conta usada por Soares e Camargos na prospecção de novos clientes: o custo call center versus custo de uma central de marcações online. Eles não abrem os números dos primeiros clientes, mas citam que em alguns casos, a redução no número de perdas de ligação caiu de 46% para 5%. Ou seja, esses 46% eram ligações que as pessoas não eram atendidas naquele momento e que poderiam simplesmente optar por um serviço concorrente.
A interface para o paciente é semelhante a do e-commerce, com a sequência de etapas pra realizar o agendamento. No momento da marcação de consultas, o paciente poderá até gerar uma ordem de pagamento, em caso de exame ou consulta particular. No caso dos planos de saúde, as informações para a autorização são checadas do mesmo momento, pois a solução é integrada com o ERP do prestador de serviço e, portanto, é possível checar a autorização para os procedimentos. No caso de exames, os pacientes recebem as orientações de preparo para cada procedimento. Os prestadores podem personalizar o envio de mensagens de texto para lembrete da consulta, o que em muitos casos evita o absenteísmo.
A meta inicial da companhia era que a solução fosse o canal para  10% dos agendamentos realizados por cada cliente. Soares afirma que isso foi alcançado em 5 meses.
Lançada no segundo semestre de 2013, a startup pertence ao São Pedro Valley, polo de tecnologia localizado na capital mineira. Os sócios Soares e Camargos pretendem triplicar o faturamento (eles não abrem os números) e o número de clientes, que hoje estão alcançando o número de 50 empresas ainda este ano. Para chegar lá, eles receberam aporte de um ?angel?, uma espécie de ?padrinho?( que eles não quiseram revelar o nome), que entrou com terceiro sócio da empresa e  trará experiência do setor de saúde.
 

TAG: Hospital