This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Software facilita preenchimento de atestado de óbito

By 11 de dezembro de 2003 Mercado

O trabalho de iniciação científica de um aluno da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp mostrou as falhas no preenchimento de atestados de óbitos no Brasil. Segundo a pesquisa, é comum haver confusão entre a causa imediata (o evento mais recente) e a causa básica da morte (fatores que desencadearam o processo). Com base neste estudo, foi desenvolvido um tutorial executável numa página interativa da Internet no endereço atestadodeobito.unifesp.br. O tutorial consiste em um programa passo a passo, que ensina profissionais e estudantes a preencher as causas da morte na declaração de óbito. Embora não existam dados nacionais precisos sobre a dimensão dos equívocos no preenchimento de tais atestados, há um consenso entre profissionais de saúde e órgãos governamentais sobre o problema. Uma das alternativas seria incluir o tema na grade curricular das faculdades de medicina. O tutorial desenvolvido na Unifesp contribuirá para solucionar a questão.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply