This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Sociedade Paulista de Oncologia Clínica cria grupo de voluntários

By 17 de fevereiro de 2004 Mercado

Uma ação conjunta entre a Sociedade Paulista de Oncologia Clínica (SPOC) e a União de Apoio e Combate ao Câncer de Mama (UNACCAM), em parceria com o terceiro setor, lança o projeto Voluntários da Sociedade Paulista de Oncologia Clínica (VSPOC). Em fase de implementação, o programa desenvolverá uma série de iniciativas de educação em prevenção primária e apoio aos portadores de câncer no Estado de São Paulo. O objetivo central é levar à população todas as informações necessárias ao desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis, que resultem na diminuição da incidência dos vários tipos de câncer e de doenças crônicas. O projeto será iniciado a partir da posse da nova diretoria da SPOC, amanhã, dia 18, presidida pela Dra. Nise Hitomi Yamaguchi, ex-diretora científica da Sociedade Brasileira de Cancerologia, coordenadora da Rede Brasileira de Combate ao Câncer e presidente da I Conferência Latino-Americana de Câncer de Pulmão (LALCa 2004).
O projeto alcançará o âmbito estadual e terá oito comissões – Presidente Prudente, Limeira, Jaú, Vale do Paraíba, Botucatu, Ribeirão Preto, Barretos e Itatiba, além de São Paulo, onde está a sede da VSPOC. Cada um desses municípios terá o papel de desenvolver programas nas regiões vizinhas às comissões. Os voluntários servirão como agentes multiplicadores, formando uma cadeia estadual e atingindo um número maior de pessoas.
Na primeira etapa do projeto, além da divisão das comissões, serão feitos o cadastro de todos os grupos de voluntárias em câncer do Estado e, posteriormente, a capacitação dos grupos voluntários em parceria com as universidades locais. A meta é que, em dois anos, todos os grupos do estado sejam preparados para atuar. A capacitação é uma forma de habilitar o voluntariado para disseminar informações realmente relevantes e verdadeiras e uniformizar os conhecimentos que serão transmitidos à população. A fase seguinte será dirigida à educação da comunidade pelos voluntários.
As palestras ministradas junto à população levarão conscientização sobre saúde, trabalhando principalmente a prevenção do câncer e de doenças crônicas não transmissíveis, mas também servirão de apoio às pessoas que já sofrem com algum tipo de câncer, pois nesta fase a qualidade de vida é muito importante.
Para que seja possível colocar em prática as ações da VSPOC, o grupo conta com o apoio de diversos setores da sociedade, de organizações não-governamentais às empresas privadas.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply