This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Sociedade Brasileira de Cardiologia tem nova diretoria

By 18 de dezembro de 2019 Mercado

Marcelo Queiroga defendeu maior eficiência na gestão dos serviços públicos

“Unir a cardiologia do Brasil e construir uma SBC cada vez mais forte. Este é o legado que herdo dos meus antecessores. É o compromisso que tenho”, afirmou o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (biênio 2020-21), Marcelo Queiroga, no discurso de posse. A cerimônia – que pela primeira vez foi transmitida ao vivo, através do portal da SBC – aconteceu no dia 13 de dezembro, na Academia Nacional de Medicina – ANM, no Rio de Janeiro.

O acadêmico Milton Ary Méier, que é cardiologista, representou o presidente da ANM, Jorge Alberto Costa e Silva, e deu boas vindas aos convidados. Também estavam presentes o presidente-eleito da World Heart Federation, Fausto Pinto; o representante do American College of Cardiology, Hadley Wilson; o secretário Estadual de Saúde da Bahia, Fabio Vilas-Boas; a diretora de Assuntos Parlamentares da AMB, representando o presidente da Associação Médica Brasileira, Lincoln Lopes Ferreira; o conselheiro Federal, Luís Guilherme Teixeira dos Santos, representando o presidente do Conselho Federal de Medicina, Mauro Luiz de Britto Ribeiro; o conselheiro do Cremerj, Roberto de Castro Meirelles de Almeida, representando o presidente do Conselho Regional de Medicina; Sylvio Sergio Neves Provenzano; diversos ex-presidentes da SBC e presidentes das Sociedades Estaduais e Regionais, presidentes dos Departamentos Especializados e presidentes dos Grupos de Estudos das gestões atual e futura. Representantes de outras entidades prestigiaram a nova diretoria, entre eles o coordenador das Ações de Prospecção da Presidência da Fiocruz, Carlos Gadelha; o diretor presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, Leandro Fonseca da Silva; o membro da Academia Brasileira de Neurologia, Gutemberg Augusto Cruz dos Santos; e a diretora do Hospital Geral de Bonsucesso, Cristiane Rose Jourdan Gomes.

Oscar Dutra, no discurso de despedida, agradeceu a todos que, de forma direta e indireta, colaboraram. “Essa diretora exerceu e executou bravamente aquilo que havíamos nos determinado. Fizemos uma gestão do possível. O Brasil enfrentou, nos últimos dois anos, forte queda de volume de negócios em todos os setores. Neste período, tivemos imensas dificuldades em obter patrocínio de históricos parceiros, mas conseguimos aumentar o Congresso e adequar as contas”.

Destacou as várias e importantes vitórias, entre elas, o SBC Vai à Escola, o incremento das relações com Regionais, Departamentos e sociedades internacionais e vitórias jurídicas. “Mesmo em um ambiente adverso, cumprimos a missão e entregamos a nova diretoria eleita uma SBC mais preparada para os desafios que vierem. Estamos com as contas rigorosamente em dia, temos processos internos bem definidos. Tudo isso será a plataforma que permitirá a próxima gestão executar projetos antes impensados”, concluiu Dutra.

Em um vídeo com mensagem de boas vindas, o senador da República, Flávio Bolsonaro, desejou “sucesso ao doutor Marcelo Queiroga, que está qualificado e preparado para qualquer missão na área médica”, disse o parlamentar.

Em seguida, o novo presidente da SBC enfatizou que recebe das mãos do presidente biênio 2018-19, Oscar Dutra, uma entidade unida e forte e que “a SBC é uma glória para a medicina do Brasil”. Queiroga reforçou que o compromisso da cardiologia do Brasil é com a ciência. “A SBC tem como compromissos a difusão do conhecimento, a ética, a integração federativa e a inovação”. E defendeu maior eficiência na gestão dos serviços públicos. “Precisamos de investimento na atenção primária, no controle da pressão arterial. A SBC vai atuar fortemente não só para que essas políticas públicas tenham consecução, mas também para estimular novas políticas públicas e inovações que possam mudar a vida do povo brasileiro”, defendeu.

Citando poema de Cecília Meirelles, ‘como se morre de velhice ou de acidente ou de doença, morro, Senhor, de indiferença’, Marcelo Queiroga destacou a nova diretoria “construída a muitas mãos, com líderes da mais absoluta representatividade do nosso Brasil. Com a ação de todos os senhores, já não se morrerá mais nem de velhice, nem de acidente e nem de doença. Lamentavelmente, continuará se morrendo de indiferença, só não será da indiferença da Sociedade Brasileira de Cardiologia”, concluiu.

Acordos e compromissos firmados

O presidente-eleito da World Heart Federation, Fausto Pinto, enalteceu o trabalho realizado pela gestão de Oscar Dutra e reafirmou o compromisso, em nome da WHF, “de colaborar de forma muito estreita para o bem da cardiologia mundial para diminuir o peso das doenças cardiovasculares no mundo e no Brasil”.

            Em seguida, foi anunciado o Prêmio SBC de Tese – Edição 2020, da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. O objetivo é fomentar a pesquisa na área da cardiologia e reconhecer o mérito científico e premiará as melhores Teses defendidas no ano de 2019, nas categorias Mestrado Profissional, Mestrado e Doutorado Acadêmico. O Edital do Prêmio foi assinado por Marcelo Queiroga e pelo coordenador de Medicina I da CAPES, Luis Felipe Ribeiro Pinto.

Cardio X

            Ainda na cerimônia de posse, foi assinado o acordo firmado entre a Sociedade Brasileira de Cardiologia e o American College Cardiology, representado por Hadley Wilson, para a realização do ACC Latin America – Cardio X, nos dias 20 e 21 de novembro do ano que vem, em São Paulo.

Em reunião na véspera, na sede as SBC no Rio, foi definida a ampliação das ações conjuntas entre as duas entidades. Participaram do encontro o presidente da SBC, Marcelo Queiroga, o diretor de Pesquisa, David Brasil, a diretoria Extraordinária de Acompanhamento da Gestão e Controle Interno, Glaucia Moraes, o representante das Américas na Assembleia Internacional de Governadores do ACC, Antonio Carlos Palandri Chagas, o diretor Científico, Fernando Bacal, Luiz Alberto Piva Mattos e Pedro Lemos.

CardioX – Cardiology Experience é uma atividade totalmente interativa, cujo aprendizado ocorre por meio de discussões de casos clínicos, apresentados com o emprego de uma revolucionária plataforma digital operada pelos palestrantes e equipe especializada e transmitida por telões, contendo casos em realidade virtual para a tomada de decisões médicas votadas pela audiência.

Diretoria SBC (biênio 2020/2021)

Presidência: Marcelo Queiroga

Vice-Presidência: Celso Amodeo

Diretoria de Departamentos Especializados: Andrea de Araújo Brandão

Diretoria de Relações com Sociedade Estaduais e Regionais: João David de Souza

Diretoria de Promoção à Saúde Cardiovascular: José Francisco Kerr Saraiva

Diretoria Extraordinária de Acompanhamento da Gestão e Controle Interno:

Glaucia Moraes de Oliveira

Coordenadoria de Assuntos Estratégicos: Helio Roque Figueira

Núcleo Científico

Diretoria Científica: Fernando Bacal

Diretoria de Pesquisa: David Brasil

Diretoria Extraordinária de Ciência, Tecnologias e Inovações: Ludhmila Abrahão Hajjar

Coordenação de Educação Médica Continuada: Brivaldo Marckman Filho

Núcleo de Governança Corporativa

Diretoria Administrativa: Olga Souza

Diretoria Financeira: Ricardo Mourilhe Rocha

Diretoria de Tecnologia da Informação: Leandro Ioshpe Zimerman

Diretoria de Comunicações: Harry Corrêa

Núcleo de Qualidade Assistencial

Diretoria de Qualidade Assistencial: Silvio Henrique Barberato

Diretoria de Relações Governamentais: Nasser Sarkis Simão

Diretoria de Compliance e Transparência: Marcelo Cascudo

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply