This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Siemens e Diveo oferecem aluguel de software hospitalar

By 17 de junho de 2003 Mercado

A Siemens Medical Solutions e a Diveo fecharam uma parceria para oferecer às instituições de saúde um novo modelo de serviços. Além de atender a grandes hospitais que já investem em informatização, a meta é atingir instituições de saúde de menor porte. A empresa desenvolveu um modelo de serviços ASP (Application Service Provider) que permite aos hospitais gerenciarem seus dados administrativos e clínicos sem investirem na aquisição ou atualização de softwares e gastar com infra-estrutura. A Siemens está oferecendo contratos de locação mensal para a utilização, suporte e gerenciamento do sistema de informação hospitalar HIS (Hospital Information System). A infra-estrutura de hardware é responsabilidade do data center da Diveo. O serviço custa R$ 15 mil por dez acessos simultâneos por mês.
A Siemens fornece, customiza e suporta a aplicação do HIS enquanto a Diveo é parceira na manutenção e infra-estrutura, como servidores, ambiente de rede e backups. A empresa coloca à disposição links dedicados, hospedagem em datacenter e tecnologia que permite o tráfego de imagens de alta resolução e softwares complexos.
Segundo Carlos Vallejos, gerente de Health Services da Siemens, a meta da companhia é contar com 1,2 mil usuários até o final do ano. Como a arquitetura de hardaware e software é compartilhada, significa menos investimentos para a instituição de saúde. O HIS é composto por 29 módulos e gerencia todos os departamentos de um hospital como a administração, consultórios, laboratórios, nutrição, enfermagem, farmácia, materiais, compras, limpeza, administração de leitos, faturamento, fontes pagadoras, entre outros. Outra vantagem do sistema é o acesso do médico onde quer que se encontre. Os médicos podem acessar dados dos pacientes de qualquer local, inclusive de suas residências, bastando um ponto de telefonia para conectar-se à Internet.
Vallejos acredita que a terceirização de serviços como a hospedagem de dados e o gerenciamento de rede deve crescer significativamente no próximo ano no setor de saúde.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply