This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Serviços clínicos aumentam em até 10% faturamento das farmácias

By 8 de julho de 2020 Mercado

Retorno sobre investimento chega a seis vezes valor alocado, afirma Clinicarx

Salas de atendimento com serviços clínicos representam uma nova oportunidade de negócios para as farmácias de todo o país. A receita desses estabelecimentos pode crescer até 10% no primeiro ano, o equivalente a um mês adicional de faturamento anual da loja. O levantamento é da plataforma digital Clinicarx, que oferta soluções tecnológicas para implementação de serviços de assistência farmacêutica.

Depois de se consolidar no grande varejo e estar presente em mais de 1.500 estabelecimentos de 400 municípios, facilitando mais de 1,2 milhão de atendimentos por mês, a startup passa a atuar em farmácias independentes e redes associativistas. O segmento representa mais de 42% dos 80 mil pontos de venda espalhados nos 26 estados e no Distrito Federal.

Recentemente, a solução foi adotada por três grupos – Droga Bem, Multifarma e Rede Soma Drogarias. “O serviço agrega mais rentabilidade à venda de medicamentos. No primeiro ano após a implementação, o retorno sobre investimento (ROI) é o dobro do valor alocado. Já no ano seguinte é até seis vezes superior”, explica Cassyano Correr, fundador e CEO da plataforma.

Ainda de acordo com o executivo, o crescimento da receita advém da cobrança direta por serviços de vacinação, testes rápidos, avaliação e check-ups de saúde, aumento do tíquete médio e da adesão ao tratamento de pacientes crônicos e outros serviços de aferição automatizada. Ao contratar a plataforma, o proprietário do estabelecimento recebe uma gama completa de ferramentas – inclusive aplicativo mobile – treinamentos, apoio de marketing e consultoria.

Na Rede Soma Drogarias, 20 unidades aderiram à plataforma e estão em fase inicial de implementação. “Estimamos que esses estabelecimentos possam aumentar o faturamento entre R$ 10 mil e R$ 20 mil por mês”, projeta Paulo Henrique Ribeiro, CEO da Rede Soma. De acordo com ele, a solução da Clinicarx está sendo apresentada a todos as 560 lojas associativistas por incluir serviço de treinamento, permitir fácil manuseio e disponibilizar o gerenciamento de resultados.

Farmácias independentes e associativistas interessadas em implantar os serviços podem acessar o link. Por ele, é possível fazer um agendamento sem compromisso de análise e diagnóstico de sua empresa.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.