This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Serviço de consulta online da Unimed-BH ultrapassa 100 mil atendimentos

By 14 de outubro de 2020 Mercado

Desde o lançamento, em 18 de março, 190 médicos participam do atendimento a clientes com suspeita de coronavírus e cerca de 116 mil clientes já foram acompanhados via telemonitoramento

Com a pandemia de Covid-19, a Unimed-BH estabeleceu diversas ações e lançou serviços inovadores, como o telemonitoramento de pacientes e a Consulta On-line Coronavírus, disponível sete dias por semana, das 8h às 20h. Agora, pouco mais de seis meses de funcionamento desse serviço, iniciado em 18 de março, a cooperativa alcança um marco relevante: a realização de mais de 100 mil consultas, resultando em uma redução média de mais de 50% nos atendimentos presenciais, bem como no tempo de espera nas unidades de pronto-atendimento.

Até o momento, 190 médicos já participaram atendendo a pacientes por meio da Consulta On-line Coronavírus da Unimed-BH. A Cooperativa chegou a registrar 1.141 consultas on-line realizadas em um único dia.

“Uma das premissas de nossas ações neste contexto de pandemia é garantir a segurança de nossos diversos públicos. Com a Consulta On-line Coronavírus, oferecemos aos clientes o atendimento que eles precisam, no momento certo, e evitamos riscos de contaminação tanto para os pacientes quanto para os profissionais da saúde. Com isso, também contribuímos para um melhor controle da pandemia em nossa área de atuação”, afirma o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam.

A tecnologia utilizada para oferecer o serviço de teleconsulta também foi cedida para a Prefeitura de Belo Horizonte. Assim, a população da capital mineira também pode ter acesso a um atendimento seguro, a distância, com profissionais do SUS.

 Acessibilidade

A Consulta On-line Coronavírus está preparada para realizar o atendimento para clientes com deficiência auditiva e visual. Um profissional da Unimed-BH com conhecimento na linguagem de libras fica disponível para apoiar o médico e o paciente. No caso do atendimento a um deficiente visual, a equipe é acionada previamente e conta com o apoio da família para o acesso do cliente à plataforma.

Clientes aprovam o novo serviço

A consulta on-line tem tido uma avaliação positiva dos clientes. O Net Promoter Score (NPS) acumulado é 83 e está na zona de excelência, refletindo o grau de recomendação do serviço por parte dos beneficiários do plano de saúde. O NPS é uma métrica usada pelas principais empresas do mundo para medir o grau de satisfação e lealdade dos clientes.

 Telemonitoramento

A Unimed-BH também mantém o serviço de telemonitoramento das pessoas com suspeita de coronavírus que estão em isolamento domiciliar, permitindo um acompanhamento do estado de saúde dos pacientes com maior frequência. Atualmente, cerca de 661 clientes estão sendo monitorados. Até o dia 8 de outubro, o serviço de telemonitoramento já acompanhou mais de 116 mil pacientes. A equipe do telemonitoramento também é responsável por direcionar o percurso do cliente de acordo com a sua necessidade, seja encaminhando para uma consulta on-line, consulta presencial ou até mesmo com o acionamento do serviço de urgência.

Consultórios

Mesmo com o serviço de telemedicina disponível, algumas pessoas continuam procurando presencialmente as unidades de saúde, com sintomas leves ou assintomáticos. Pensando na comodidade dessas pessoas, a Unimed-BH estabeleceu ambientes reservados e preparados para a realização da consulta on-line nas unidades da rede própria da Cooperativa. O objetivo é contribuir para a segurança dos pacientes, bem como agilizar o contato com um médico, sem abrir mão da qualidade assistencial.

Todas as unidades de pronto-atendimento da Unimed-BH, em Belo Horizonte, Contagem e Betim já contam com esses espaços, equipados com tablets apropriados para a consulta por vídeo, assim como todos os Centros de Promoção da Saúde e Clínica Betim. Ao todo, já foram realizados mais de três mil atendimentos nessa modalidade.

Em cada unidade, as consultas são realizadas de forma alternada entre dois consultórios. Quando um atendimento é encerrado, o local é totalmente higienizado, enquanto o cliente seguinte é direcionado para outro consultório. Entre os resultados, está a redução no tempo de espera nas unidades de pronto-atendimento e a experiência positiva com o cliente, que é atendido com segurança e mais rapidez.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.