This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Semantix disponibiliza plataforma de inteligência artificial e big data para monitorar casos de coronavírus

By 1 de junho de 2020 Mercado

Iniciativa da empresa brasileira auxilia o Governo de São Paulo a acompanhar a evolução dos casos para tomar as melhores medidas de contenção à pandemia

Em todo o mundo, a tecnologia é importante aliada no combate à pandemia do coronavírus, principalmente no ambiente hospitalar. Aqui no Brasil não é diferente. A Semantix, referência na oferta de tecnologia em big data analytics e inteligência artificial, disponibiliza um DataHub de monitoramento para o Censo COVID-19, ferramenta do Governo do Estado que monitora os casos em São Paulo.

Por meio de sua solução Semantix OpenGalaxy, com aplicações avançadas de big data analytics e inteligência artificial, a empresa desenvolveu dashboards que fornecem à Secretaria de Saúde do governo estadual paulista o acesso a dados estruturados sobre o panorama geral de casos e internações decorrentes da COVID-19.

O objetivo é auxiliar a tomada de decisão das autoridades médicas e políticas, oferecendo informações rápidas para apoiar as estratégias de combate à pandemia. Além disso, garante maior assertividade e agilidade no controle epidemiológico da doença, identificando regiões e perfis que demandam maior atenção.

Por meio do projeto Censo COVID-19, os hospitais se cadastram com o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde). A partir daí eles preenchem todas informações, como casos suspeitos e confirmados, quantidade de pacientes internados, leitos disponíveis e já destinados à doença, óbitos e altas hospitalares.

Com esse grande volume de dados, a Semantix consegue agrupar as informações e criar relatórios precisos rapidamente. Dessa forma, as autoridades conseguem acompanhar diariamente a pandemia no estado, visualizando a evolução da doença em todos os hospitais paulistas.

“Nossa equipe prontamente atendeu a essa necessidade, permitindo que o governo paulista tenha uma plataforma de inteligência artificial e big data totalmente nacional para monitorar o coronavírus. Queremos, cada vez mais, nos posicionar como uma solução data centric para apoiar diversos setores, como o da saúde”, afirma Daniel Christiano, Health Senior Executive da Semantix.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.