This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

SBPC/ML trouxe diversas contribuições para o setor de Medicina Laboratorial ao longo da pandemia da COVID-19

By 1 de outubro de 2020 Mercado

Os dados foram divulgados pelo presidente da entidade no 1º Congresso Virtual da SBPC/ML

Dúvidas e incertezas permeiam o mundo diante da pandemia do novo Coronavírus e durante esse tempo, diversos pontos foram positivos e negativos na condução do diagnóstico e tratamento da doença. Esse foi o ponto apresentado pelo Dr. Carlos Eduardo dos Santos Ferreira, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), na palestra “Erros e acertos na condução da pandemia pelo mundo: por que houve diferentes desfechos?”, feita no 1º Congresso Virtual da SBPC/ML.

“Do ponto de vista laboratorial, ainda hoje existem poucas evidências científicas robustas sobre o SARS-CoV-2. São diversas publicações de diferentes qualidades e diferentes estruturações  científicas, ou seja, essa pandemia trouxe muitos aprendizados, por isso existem diferentes erros e acertos, tanto do ponto de vista de do laboratório quanto da avaliação clínica”. A parte de testagem do PCR, que é o padrão ouro para o diagnóstico,  também teve seus problemas. Desde a estruturação do  protocolo com o prime específico (Hospital de  Berlim), problemas de falta de insumos, capacidade produtiva e problemas de coleta gerando resultados falso negativos.

Um dos pontos altos da apresentação foi o destaque para os acertos do trabalho que a entidade desenvolveu e ainda realiza nessa situação desafiadora, visto que seu trabalho é um dos essenciais: a testagem.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma grande quantidade de testes para o mercado nacional, dada a urgência no diagnóstico e, em razão disso, a SBPC/ML, em parceria com outras entidades do setor, laboratórios de patologia clínica públicos e privada para validar os diferentes dos, hospitais-escolas e instituições internacionais, teve a iniciativa de avaliar diferentes testes que estão no mercado, a fim de apontar os que realmente são eficazes ou não. Mais informações sobre podem ser acessadas pelo site.

Outro trabalho da entidade foi alertar a mídia aberta quanto aos perigos das compras dos testes rápidos pela internet, devido a interpretação inadequada por pessoas leigas no diagnóstico. “Contribuímos, no início da pandemia, com a solicitação da testagem em pacientes sintomáticos, para que não faltasse aos que estavam hospitalizados. Estivemos presentes em uma guerra comercial para o diagnóstico e coleta e, a partir daí, todos os materiais passaram a ser regularizados e estar presentes Brasil afora. Outra conquista importante da SBPC/ML foi vencer a batalha pela realização do teste pelos planos de saúde suplementar no momento da triagem do paciente”, conclui.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.