This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

São Carlos terá fábrica de biossimilares da Orygen

By 30 de setembro de 2014 Mercado

A Investe São Paulo e a Orygen, joint venture entre os laboratórios Biolab e Eurofarma, assinaram na tarde desta segunda-feira (29/09), um memorando de entendimento que confirma a instalação da fábrica de biossimilares em São Carlos, há 250 km da capital paulista.

A fábrica será instalada em uma área de 200 mil m² e assim que for construída, com apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), a empresa planeja iniciar a operação em 2017 com um total de 110 profissionais.

De acordo com o diretor da Investe SP (agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), Ermínio Lucci, o negócio representa o movimento de nacionalização dos biossimilares – que têm transformado a indústria farmacêutica global – e a pretensa diminuição do déficit da balança comercial desse setor, facilitando o acesso a medicamentos importantes no SUS.

À medida que as patentes dos agentes biológicos expirarem, existem oportunidades substanciais para que se façam versões locais altamente semelhantes dessas drogas.

Atualmente o governo brasileiro importa os medicamentos para distribuí-los e, desde 2012, vem estudando acordos junto ao Ministério da Saúde e diversas empresas brasileiras para nacionalizá-los. O déficit da balança comercial de equipamentos médicos e medicamentos hoje gira em torno de R$ 25 bilhões ao ano.

Parceria
Para a execução do projeto, a Orygen fechou uma parceria tecnológica com a Pfizer, cujo acordo de colaboração está em análise pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Após a aprovação do acordo e celebração dos convênios acessórios, a Pfizer iniciará o processo de transferência de tecnologia para a produção de até cinco anticorpos monoclonais para a Orygen, os quais incluem os biossimilares Adalimumabe, Bevacizumabe, Infliximabe, Rituximabe e Trastuzumabe, utilizados no combate a doenças como câncer e doenças autoimunes.

Segundo o diretor científico da Orygen, o bioquímico inglês Andrew Simpson, a Pfizer já está em fase avançada do desenvolvimento desses medicamentos. ”A disponibilidade dos anticorpos da Pfizer no Brasil para a distribuição pelo SUS trará um ganho enorme aos pacientes portadores das doenças que estes anticorpos tratam“, disse.

O documento foi assinado em reunião com o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, incluindo também um protocolo de intenções entre a prefeitura municipal e a empresa. A prefeitura entregou à Orygen a lei aprovada pela Câmara Municipal que altera a área escolhida de rural para industrial, condição que havia sido colocada como essencial para a viabilização do investimento.

A Investe SP apoiou a Orygen principalmente no contato com instituições estaduais e concessionárias de serviços públicos.

A cidade escolhida conta com parques tecnológicos cadastrados no SPTec (Sistema Paulista de Parques Tecnólogos), centros de pesquisa, universidades, dentre elas a USP, e mão de obra voltada para a indústria farmacêutica.

Participaram também do evento os diretores Luiz Monteiro e Otavia Caballero, da Orygen, e as autoridades de São Carlos: o Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Alfredo Colenci Junior; a Secretária Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Lauanna Campagnolli, o presidente do SAEE Sérgio Pepino e os vereadores Cidinha do Oncológico, Dé Alvim, Rodson Magno, Roselei Françoso e Lucão Fernandes.

Biolab e Eurofarma
A Orygen é uma joint venture integrada pelas empresas sócias fundadoras, a Biolab Sanus Farmacêutica Ltda. e a Eurofarma Laboratórios S.A., cada uma tendo 50% da sua composição acionária.

A Biolab possui duas unidades fabris no Estado de São Paulo, em Jandira e Taboão da Serra, com linhas de produção para sólidos orais, semissólidos e injetáveis, hormonais e não hormonais, linhas de embalagens, áreas de utilidades e tratamento de efluentes. A empresa está focada em medicamentos sob prescrição médica nas especialidades de cardiologia, ginecologia, reumatologia, ortopedia, clínica médica, pediatria, endocrinologia, geriatria e dermatologia.

A Eurofarma está hoje entre as maiores indústrias farmacêuticas de capital 100 % nacional, atuando nos principais segmentos farmacêuticos de prescrição médica, genéricos, OTC, hospitalar, oncologia, veterinária e serviços a terceiros.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply