This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Santa Casa de Porto Alegre adquire equipamento computadorizado de reabilitação robótica

By 11 de janeiro de 2019 Mercado

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é o primeiro hospital da América Latina a contar com a tecnologia de última geração de reabilitação robótica Erigo®, que permite que o paciente inicie o seu processo de recuperação pós-cirúrgica ou posterior a um AVC, por exemplo, de forma precoce e segura. Disponível a pacientes do Sistema Único de Saúde e adquirida por meio de recursos oriundos do Fundo do Idoso, a reabilitação robótica é um equipamento que auxilia o ganho funcional do paciente, que começa a desenvolver mais controle sobre, especialmente, as suas pernas. “Ao fazer isso, ele melhora a musculatura, o coração, os pulmões e o sistema nervoso central. Tudo isto está interligado, pois na medida que uma pessoa tem uma doença que afeta algum desses órgãos, tecidos ou sistema, a reabilitação robótica auxilia na melhora mais rápida desses problemas”, explica Rodrigo Plentz, coordenador do Serviço de Fisioterapia da Santa Casa.
Emílio Clóvis Schneider, de 50 anos, foi o primeiro paciente a fazer uso da nova tecnologia. Portador de uma neuropatia motora multifocal que lhe impede de movimentar braços e pernas, passou a realizar sessões de reabilitação robótica durante sua última internação no Hospital São José da Santa Casa. Após pouco mais de um mês, Emílio teve alta na semana passada, “apresentando um controle mais ativos de seus membros inferiores”, explica o fisioterapeuta. Agora, as sessões de tratamento com Erigo® seguirá ambulatorialmente.
O equipamento foi desenvolvido principalmente para pacientes que estão internados em Unidades de Terapia Intensiva, para que estes possam rapidamente ficar em pé e mover-se. Plentz complementa: “Com o desenvolvimento do conhecimento e da tecnologia, hoje ele também é utilizado ambulatorialmente para melhorar e facilitar os ganhos motores neuromusculares de várias doenças. Inicialmente, seu uso era dedicado a pacientes que tinham passado por problemas neurológicos (como AVC) ou cirurgias neurológicas e agora, mais recentemente, também está sendo utilizado para pacientes que estão em ventilação mecânica – ou seja, que estão em cuidados intensivos -, ou mesmo a aqueles que fizeram cirurgias de grande porte, promovendo uma reabilitação precoce”.
O Erigo® é uma solução terapêutica que combina a verticalização gradual, a mobilização das pernas e a estimulação sensório-motora intensiva do paciente. Além disso, a sua utilização durante a fisioterapia traz benefícios como: melhora cardiovascular, neurológica, muscular e metabólica; podendo ser utilizado em pacientes pós AVC, cirurgias em geral, doenças cardíacas e pulmonares. O fisioterapeuta explica que, antes da reabilitação robótica, o tratamento era realizado especialmente através das mãos dos fisioterapeutas, de uma forma mais passiva. “É difícil colocar um paciente em pé e fazer com que ele contraia os seus músculos e se mova. Agora, a tecnologia associada com maca que o deixa em pé, e aparelhos que fazem eletroestimulação para contrair os músculos, faz com que ele possa se mover muito mais rapidamente e consequentemente, se recuperar mais rápido”, finaliza.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply