This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Residencial de luxo exclusivo para pessoas com 60+

By 23 de março de 2020 Mercado

Brasil ganha primeiro residencial de luxo especializado em longevidade com estrutura sofisticada e tecnológica; Localizado em Curitiba, empreendimento conta com alta tecnologia aplicada ao bem estar, gastronomia funcional e até SPA

Um clube residencial com o propósito de receber pessoas com mais de 60 anos. Esse é Elissa Village, que será inaugurado em março, em Curitiba. Diferente de tudo o que temos no Brasil, o novo empreendimento da família Caron possui 30 mil m² de área verde e está localizado há 20 minutos da capital paranaense, ao lado de uma Área de Proteção Ambiental (APA), proporcionando uma bela vista para a natureza de todos os espaços do residencial. Inspirado em modelos americanos e europeus, sua estrutura é totalmente acessível a fim de garantir a melhor experiência para seus moradores. Por lá, serviço de alto padrão aliado a tecnologia e calendário de atividades diferenciadas prometem dar ainda mais vitalidade e energia para quem os procura.

Hotelaria de alto padrão

A arquitetura e decoração do complexo são sofisticadas, trazendo um ar de hotel e se afastando de ambientes hospitalares, mesmo nas suítes projetadas para pessoas dependentes de assistência médica. Todas as suítes foram planejadas para garantir o máximo de conforto e segurança, com piso aquecido, emborrachado e antiderrapante, sem nenhum desnível que impeça a locomoção do hóspede, móveis com quinas arredondadas, cabeceira da cama acolchoada, cores acolhedoras e tecidos escolhidos considerando durabilidade, manutenção e aconchego. Quem assina o projeto é Flavia Ranieri, arquiteta especializada em adaptação de ambientes para idosos e responsável pelo projeto de interiores do Elissa Village.
Tecnologia
Em termos de tecnologia, no Elissa há sensores de queda nos quartos e corredores, mapa de calor que estabelece a rotina do idoso – por exemplo, quantas vezes ele vai ao banheiro durante noite, quantas horas dorme – e luzes balizadoras que acendem quando ele pisa no chão do quarto escuro. Nas áreas comuns, um sistema de acústica favorece a sociabilização, que combate o isolamento que pode levar à depressão.

Alimentação orgânica, assinada pelo chef Reinhard Pfeiffer (Lapinha Spa)

Os cuidados com a alimentação no Elissa vão além de uma dieta balanceada para ajudar no combate de doenças e dos efeitos do avanço da idade. O conceituado chef Reinhard Pfeiffer, especialista em gastronomia funcional, elaborou um cardápio exclusivo para o restaurante — que é aberto ao público externo — com combinações que minimizam os impactos de alguns alimentos no organismo. Os ingredientes serão orgânicos e extraídos da horta do próprio empreendimento, ou fornecidos por produtores locais, contribuindo, assim, para a economia da região.

Spa e tea sommelier

Dentre os serviços previstos para o empreendimento se destacam o concierge, room service, motorista particular, spa, equoterapia e hidroterapia, além da assistência à saúde e segurança 24 horas. Na programação das atividades estão oficinas de memória, de uso de tecnologias, tai chi chuan e horta orgânica entre outras. Eventos como happy hours, festas de aniversário, cine debates e degustação de chás também são algumas das atividades previstas para os moradores.

Staff treinado com simulador

A equipe multidisciplinar vai desde o concierge à assistente espiritual, passando por médicos, enfermeiros, educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e até profissionais de musicoterapia. Todos passarão por um treinamento que inclui o uso de um simulador que transmite as mesmas sensações visuais, auditivas e espaciais de pessoas com mais idade, garantindo um atendimento de qualidade baseado na empatia.

Família Caron e o nascimento do Elissa Village

A ideia do Elissa Village surgiu quando a família Caron teve dificuldades ao procurar um local criado para o público sênior e para achar profissionais especializados que cuidassem da avó. Após montar a estrutura hospitalar em casa, os filhos e netos se deram conta de que isso, apenas, não era suficiente para uma vida saudável, feliz e inclusiva da avó. “Apesar de estarmos sempre presente, a nossa rotina atribulada não nos permitia oferecer atenção em quantidade e de qualidade. Minha mãe acabava passando grande parte do dia se sentindo sozinha, o que a levou a desenvolver depressão. Além disso, administrar toda uma estrutura e a relação entre os cuidadores e o próprio idoso, é muito desgastante”, lembra Vânia Caron, uma das filhas da matriarca e futura gerontóloga do empreendimento.

Essa situação somada aos 35 anos de experiência da família no ramo de saúde, levaram à construção do Elissa Village, que está a cinco minutos do hospital de alta complexidade e referência em diversas especialidades, que é da família. Fausto Caron, Conselheiro Administrativo, explica que o Elissa Village possui três pilares: moradia, estudos e pesquisas. “Estamos lançando o residencial e a intenção é continuarmos investindo para que ele se torne um centro de estudos e pesquisas relacionados à longevidade”, conta ele, que é um dos quatro investidores do empreendimento, que teve um aporte de R﹩ 16 milhões. As obras começaram em 2017 e terminam ainda em 2019.

Inspiração

O nome Elissa é inspirado em Elissa Epel, psicóloga norte-americana que ao lado da bióloga e vencedora do Prêmio Nobel da Medicina em 2009, Elizabeth Blackburn, descobriu a teoria da telomerase, que relaciona os hábitos de vida com o envelhecimento das células e aparecimento de doenças.
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.