This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Remédios para hipertensão são os mais procurados nas farmácias populares

By 16 de junho de 2004 Mercado

Os medicamentos mais procurados na semana passada, a primeira de funcionamento das farmácias populares, foram os destinados ao tratamento de hipertensão. Eles estão entre os seis mais vendidos da lista de 84 medicamentos disponíveis. O programa Farmácia Popular do Brasil, lançado pelo presidente Lula no dia 7, em Salvador (BA), tem o objetivo de ampliar o acesso a medicamentos essenciais e básicos à população, informa a Agência Saúde. Foram abertas 17 farmácias: 10 em São Paulo, cinco em Salvador, uma no Rio e outra em Goiânia. Na primeira semana, foram adquiridos 20.736 medicamentos (cartelas, frascos e ampolas). O de maior saída ? 2.732 cartelas com dez compridos ? foi o ácido acetilsalicílico de 100 mg (AAS), ao preço de R$ 0,03. Nessa dosagem, o medicamento é usado como coadjuvante no tratamento para hipertensão. Em segundo lugar vem o captropil (25 mg), seguido por metformina (850 mg), enalapril (10 mg), hidroclorotiazida (25 mg) e enalapril (20 mg).
Dos seis mais procurados pela população, apenas o metformina, que custa R$ 0,11, é para o tratamento de diabetes. Os sétimo medicamento mais requisitado pela população é a ranitidina (150 mg) usado para o tratamento de estômago.
A criação da rede de farmácias é um dos três eixos do programa Farmácia Popular do Brasil. Até o final do ano, o governo vai inaugurar cem unidades em todo o Brasil. Os outros dois pilares do programa são a venda subsidiada em todas as farmácias do país para medicamentos destinados ao tratamento de hipertensão e diabetes, a partir de dezembro, e a redução de ICMS para cerca de 2,8 mil medicamentos, a partir de 2005.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply