faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Quanto a sua contratação aumenta o meu fluxo de caixa?

Article-Quanto a sua contratação aumenta o meu fluxo de caixa?

fluxo-caixa-contratacao-piso-salarial
O caixa é o sangue da empresa, que mantém ela nutrida. Mas as pessoas são o coração, essenciais para a existência da empresa, o real local da tomada de decisão, e onde quaisquer sintomas podem comprometer todo o resto do corpo. Na hora de contratar, você pergunta: “Quanto a sua contratação aumenta o meu fluxo de caixa?”

Quem me conhece e trabalha comigo sabe que apesar do meu MBA em Finanças, não tenho a natureza de um gestor financeiro. Mas quando numa equipe, sou o que tem mais background no assunto, tenho que pelo menos dizer algo pra contribuir com a perspectiva financeira, senão serei o culpado se o projeto afundar financeiramente.

Com o crescimento do Empreender Saúde, e nossa experiência maior com entrevistas, contratações e gestão desse fluxo de caixa, é difícil e burro não inter-relacionar diferentes áreas de um empresa em rápido crescimento.

O caixa é o sangue da empresa, que mantém ela nutrida. Mas as pessoas são o coração, essenciais para a existência da empresa, o real local da tomada de decisão, e onde quaisquer sintomas podem comprometer todo o resto do corpo.

Uma das perguntas clássicas numa entrevista de emprego é “Quanto você quer ganhar?”, o que, se você responder um valor alto, pode assustar ou parecer insensato ou cheio de si, e se você responder um valor baixo pode parecer que não está se valorizando. Especialmente numa startup, ou qualquer empresa ou departamento com caixa restrito, essa pergunta também não faz nenhum sentido, porque a única coisa que vai influenciar o seu salário é quanto eu posso te pagar, e não quanto você quer ganhar ou quanto ganhava antes.

O coração é o que leva o sangue pra frente, e sem o coração o sangue entra em estase e perde sua função. E em qualquer empresa de rápido crescimento (eu diria qualquer empresa e ponto), as pessoas (o coração) são também o que levam o caixa (o sangue) pra frente. Nesse caso, a melhor pergunta seria então: “Quanto a sua contratação aumenta o meu fluxo de caixa?” Para os financeiros: “Quanto o valor presente liquido da sua contratação aumenta a minha geração futura de caixa?”, ou seja sua contratação vale tanto quanto a sua ajuda para o crescimento da empresa. Intangíveis? Sim, eles existem e devem ser muito valorizados, mas nunca consegui pagar nenhum boleto bancário ou fornecedor com intangíveis. Todos eles, e você como funcionário também, querem ser pagos com dinheiro o mais tangível possível.

Em um setor como o da saúde, que não aprendeu a discutir o lucro, nem mesmo o lucro justo (vide artigo com a Profa. Malik e Dr Vecina sobre lucro na saúde), é fácil ser criticado por ter uma visão financeira, mas essa crítica é com certeza mais fácil de ouvir do que a crítica dos 1.350 funcionários demitidos da Pfizer e suas famílias porque talvez essa conversa financeira “difícil” não ocorreu antes, com foco na sustentabilidade da empresa.

Assim, como no corpo, em que todos os órgãos estão ligados ao sangue e contribuem com o mesmo e dependem dele de diferentes maneiras, mesmo que sua empresa seja uma ONG ou uma instituição sem fins lucrativos, é essencial ter alguém na mesa, o “chato” para fazer as contas no final e ser o contrapeso dos otimistas do marketing e das vendas, ou mesmo do empreendedor/líder. Você deve ter visto o artigo 6 perfis que o time da Sua Startup deveria ter, mas quem é o chato do seu time? Ele está fazendo o papel dele para que ninguém do RH tenha que tomar esse papel?

TAG: Geral