faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Qual o potencial de um centro-dia no Brasil?

Article-Qual o potencial de um centro-dia no Brasil?

O Empreender Saúde conversou com Valdemar Batista Júnior, Diretor Executivo da Home Doctor.

O Empreender Saúde conversou com Valdemar Batista Júnior, Diretor Executivo da Home Doctor, empresa que atua no mercado de Atenção Domiciliar e Soluções em Gestão de Saúde há 19 anos, e que se uniu com o grupo espanhol Vitalia para trazer ao Brasil a expertise deste em Centros-dia. O Vitalia tem 10 anos de atuação e já soma mais de 40 Centros-Dia na Espanha. O primeiro Centro-dia Vitalia Brasil está em Moema, na cidade de São Paulo.

O que é um centro-dia e qual é a sua função no cuidado aos idosos?

O Centro-Dia Vitalia é um espaço de convivência preparado especialmente para receber o idoso durante todo o dia, oferecendo terapias e atividades que irão prolongar sua independência e garantir melhorias em sua qualidade de vida. Dessa forma, trabalha-se, principalmente, a prevenção de doenças, a autonomia nas atividades do dia a dia e a reabilitação física e cognitiva.

A missão dos Centros-Dia Vitalia é manter o vínculo familiar, sem a necessidade de ‘institucionalizar’ o idoso, ou seja, sem deixá-lo permanentemente em um residencial ou casa de repouso. É possibilitar que pessoas na Melhor Idade permaneçam em suas próprias casas pelo maior tempo possível, aproveitando sua autonomia, seus hábitos e suas preferências, ao mesmo tempo em que trabalhamos em prol de sua qualidade de vida e sua saúde.

Qual é o perfil de um idoso que frequenta um centro-dia?

-Pessoas acima dos 50 anos com algum tipo de patologia e/ou dificuldades de vida diárias.

-Pessoas acima dos 60 anos, com patologias ou não.

-Pessoas com patologias como Alzheimer e Parkinson, bem como com sequelas provenientes de AVC, que se beneficiam de tratamentos específicos.

O que é o Método Hoffmann?

É o grande diferencial do Centro-Dia Vitalia. Uma metodologia que oferece um atendimento customizado a cada usuário, com acompanhamento multidisciplinar, de Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Psicólogos e Enfermeiros.

Seguindo suas diretrizes, cada usuário passa por uma avaliação inicial e segue um programa individualizado, para atender de maneira eficiente suas necessidades e características.

Todo o tratamento é acompanhado de perto por profissionais qualificados, que fornecem relatórios de evolução e acompanhamento do atendimento do idoso. Cada usuário possui metas de desenvolvimento em curto, médio e longo prazo, com a participação da família.

O Método Hoffmann é reconhecido como case de sucesso pela Harvard Business Review.

Qual é a trajetória da empresa fora do Brasil? E como se deu a entrada aqui?

O primeiro Centro-Dia Vitalia foi inaugurado em 2004 na cidade de Madrid, na Espanha. Idealizado pela Terapeuta Ocupacional Catalina Hoffmann, o Centro-Dia rapidamente recebeu um grande número de usuários, o que impulsionou a abertura de outras unidades na cidade de Madrid e, posteriormente, a incorporação de franquias, levando o modelo para todo o país. Atualmente, o Grupo possui mais de 40 Centros-Dias na Espanha.

A primeira unidade brasileira foi inaugurada em maio de 2014, no bairro de Moema, por meio de uma parceria com o Grupo brasileiro Home Doctor. A previsão é de implantar novas unidades nas principais cidades brasileiras.

Além do Brasil, o Grupo também inaugurou uma unidade no México.

Qual é a potencialidade do mercado brasileiro ligado ao envelhecimento e aos cuidados de longa duração para empreendedores?

Atualmente, a população na faixa de 65 anos no País é de 14,9 milhões, o que corresponde a 7,4% do total. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número deve quadruplicar até 2060, chegando a 58,4 milhões. O envelhecimento da população, a redução do número de pessoas nas famílias e o ritmo cada vez mais acentuado de trabalho deram origem a novas necessidades que a sociedade começa a vivenciar: como oferecer o cuidado e atenção que seus familiares precisam?

Por favor, informe alguns números do Vitalia (investimento inicial, tempo de recuperação do investimento, expectativa de lucro, expectativa de crescimento).

Foi investido cerca de um milhão de Euros nesta primeira etapa. Ainda estamos avaliando os possíveis locais para a instalação dos novos Centros-Dia. Dessa forma, ainda não temos como mensurar o investimento nas novas unidades.