This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Projetos de robotização ganham cada vez mais espaço no mercado brasileiro, afirma Minsait

By 15 de janeiro de 2020 Mercado

Robotic Process Automation ou simplesmente RPA, é utilizada como ponto de partida para desenvolver tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial, dentro de companhias em diferentes segmentos

Cada vez mais, os termos “Big Data” e “Inteligência Artificial” ganham espaço no noticiário. Apesar da familiaridade com as expressões e do interesse em investimentos de companhias de diferentes setores nestas frentes, a Minsait, uma empresa Indra, destaca que parte das empresas brasileiras ainda estão em busca de criar estruturação básica e madura necessárias para aportar esse tipo de tecnologia na sua forma essencial para o uso cotidiano e operacional nas empresas. Neste sentido, criar uma jornada realista através de soluções inovadoras, utilizando os dados qualificados de forma eficiente, segura e responsável é mandatório pelas empresas.

Para sanar esse problema e acelerar o passo rumo à transformação digital, companhias no país têm investido em projetos iniciais de automatização de processos, chamados de RPA. Só neste ano, a Minsait conduziu no Brasil mais de 32 iniciativas deste tipo, alocadas principalmente nos setores de Telecomunicações, Industrial, Finanças e Energia.

“A finalidade dos projetos é variada. Ganho de eficiência operacional, acelerar o desenvolvimento de novas soluções, melhora da experiência do usuário, redução de erros e agilidade de entrega são os principais que temos observado”, afirma Flávio Carnaval, head de Tecnologias Avançadas da Minsait no Brasil.

E cada vez mais companhias devem utilizar esse recurso nos próximos anos. Estimativas da Minsait mostram que mais da metade das empresas, em todo mundo, já está conduzindo ações voltadas à robotização de processos. Os projetos variam os seus custos dependendo da ferramenta escolhida, dos processos e suas complexidades, bem como os objetivos a serem atingidos.

“Não há dúvidas que o ganho financeiro pode acontecer já nos primeiros meses. Cerca de 40% dos clientes esperam que o retorno aconteça entre 6 a 12 meses, prazo em que frequentemente ocorre o payback”, destaca o executivo.

De acordo com a companhia, RPA é uma tecnologia importante e viável para criar eficiência operacional, uma vez que partir logo de início para tecnologias mais avançadas, que exigem alto grau de especialização e de governança de dados – um empecilho ainda a ser superado por diversas empresas no país – pode ser arriscado na hora de demonstrar os resultados em inovação para organizações que demandam retorno demasiadamente rápido.

“Há uma tendência no mercado brasileiro em ser mais comedido na adoção de novas práticas e tecnologias disruptivas, até mesmo pela ansiedade em trazer retorno rápido e consistente. Muitas companhias ainda estão buscando formas de organizar os dados que possuem, tanto para protegê-los quanto para entender o potencial que apresentam. Nesse sentido, o RPA pode ajudar muito, já que é uma das disciplinas que mais tem trazido retorno e de forma ágil”, finaliza o executivo.

Sobre a Minsait

A Minsait, uma empresa da Indra, é a companhia líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento setorial, o que complementa sua alta capacidade de integrar o mundo core com o mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade. Assim, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, que permite atingir impactos tangíveis para seus clientes em cada setor com uma abordagem transformacional. Suas capacidades e liderança são mostradas em sua oferta de produtos, denominada Onesait, e sua oferta transversal de serviços.

Indra no Brasil

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 7.000 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

Sobre a Indra

A Indra é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira tecnológica para as principais operações comerciais de seus clientes em todo o mundo. É uma fornecedora líder global de soluções próprias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa, e uma empresa de consultoria líder na transformação digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina através da sua filial Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de produtos próprios, com uma abordagem end-to-end, de alto valor e com um alto componente de inovação. No ano de 2018, a Indra teve um faturamento de 3,1 bilhões de euros, 43.000 funcionários, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.