This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

Projeto de segurança da Amil Dental é apresentado em Londres

By 20 de junho de 2017 Mercado

Com a expectativa de reduzir em 50% os eventos adversos atendidos por seus dentistas credenciados, a Amil Dental iniciou, há seis meses, um projeto-piloto de segurança do paciente, apresentado durante o Fórum Internacional sobre Qualidade e Segurança em Saúde, em Londres. O evento foi realizado pelo Institute for Healthcare Improvement – um dos líderes mundiais em projetos de aprimoramento da qualidade em saúde –, em parceria com o British Medical Journal (BMJ).

O projeto, que se estenderá até setembro deste ano, teve como ponto de partida uma clínica de urgência odontológica localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, que atende a cerca de 90 pacientes por mês. O primeiro passo foi investigar indicadores básicos, como a taxa de eventos adversos – atendimentos decorrentes de queixas relacionadas a outros tratamentos odontológicos realizados anteriormente; gatilhos encontrados – sintomas e indicativos de padrões fora da normalidade, como dor e inchaço; e a taxa de adesão ao prontuário do paciente, propondo novo modelo e custos de tratamento.

Isabela Castro, consultora da Amil Dental responsável pelo levantamento, explica que o objetivo do projeto é identificar quais são os pontos mais sensíveis da prática clínica e do sistema, de modo que o diagnóstico encontrado motive a adoção de boas práticas assistenciais baseadas em evidências científicas confiáveis. Em um segundo momento, o projeto envolverá sugestões de medidas como a padronização de cuidados, a redução das variações, a implementação de protocolos e até o incentivo à acreditação.

“Os danos podem ocorrer independentemente da complexidade envolvida no cuidado odontológico. A literatura mundial é carente de dados sobre estudo de casos envolvendo eventos adversos em odontologia – geralmente são usadas informações genéricas sobre as principais ocorrências e formas de prevenção. Essa é uma oportunidade que estamos tendo de entender melhor o sistema, mapear os riscos e prevenir eventos adversos efetivamente, dentro da assistência clínica, propondo medidas concretas para evitá-los”, explica a consultora, que representou a Amil Dental no fórum internacional.

 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply