This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Programas de prevenção da Paraná Clínicas crescem 12,8%

By 21 de julho de 2020 Mercado

Operadora criou novos serviços, ampliou a estrutura existente e reforçou linhas de cuidado específicas focadas em medicina de família, obstetrícia e oncologia

A função de um plano de saúde vai muito além de oferecer atendimento médico adequado. Para alcançar resultados satisfatórios e positivos, é preciso realizar o cuidado com foco no bem-estar e na qualidade de vida dos pacientes. Dentro da Paraná Clínicas, existe um setor responsável por desenvolver ações voltadas para promoção de saúde, prevenção de doenças e gerenciamento de casos crônicos e complexos: o PRIORI. Em 2019, o setor realizou mais de 15,6 mil atendimentos presenciais, o que representa aumento de 12,8% em relação ao ano anterior.

O serviço é composto por 12 programas com linhas de cuidado específicas para diferentes grupos, como crianças, idosos, hipertensos, gestantes e obesos, entre outros. “Com o PRIORI, conseguimos fazer a gestão da saúde do paciente de forma integrada, além de reforçar a segurança assistencial e melhorar a adesão ao tratamento proposto, o que nos leva, consequentemente, a desfechos clínicos mais eficientes e ao uso racional dos recursos de saúde”, indica a coordenadora médica da Qualidade e dos Programas de Medicina Preventiva da Paraná Clinicas, Dra. Caroline Caldeira (CRM-PR 28.654, RQE 17.055).

O sucesso do PRIORI foi motivado por um conjunto de fatores, entre eles a conscientização do corpo clínico sobre a importância dos programas, a implementação de novas metodologias, indicadores mais precisos e novas metas de trabalho. “Construímos um setor ainda mais preparado para atender as demandas de saúde dos pacientes, porque passamos a avaliar com mais precisão se estamos gerando o impacto positivo esperado, o que nos permite fazer melhorias contínuas e implementar novos tratamentos ou programas sempre que necessário”, completa Dra. Caroline.

O desempenho também foi impulsionado pela criação de novos produtos, como o Teleatendimento do PRIORI, que conta agora com uma equipe exclusiva para monitoramento remoto dos pacientes, agendamento de consultas e orientações de saúde em geral. A mudança gerou aumento de 58,23% no volume de atendimentos telefônicos, passando de 18 mil em 2018 para 28,5 mil no ano passado.

“Implementamos também a consulta de enfermagem, que oferece o aconselhamento para o aleitamento materno e puericultura, que são as orientações dos primeiros cuidados com o bebê logo após o nascimento”, aponta Dra. Caroline. Além disso, houve intensificação das ações nas empresas clientes, com a promoção de palestras in company personalizadas de acordo com demandas individuais. “Impactamos mais de 3,4 mil pessoas em 131 dessas ações presenciais ao longo de 2019”, completa.

Mais Programas

A Paraná Clínicas adicionou ao menu do PRIORI o programa “Meu Cuidado”, que tem como objetivo acompanhar pacientes de alta complexidade, como os oncológicos, com doença renal crônica que necessitam de diálise, aqueles que usam medicamentos imunobiológicos em reumatologia e neurologia ou bebês prematuros e pacientes em home care. “Esse programa permite o gerenciamento mais efetivo dos recursos utilizados. Não no sentido de regular o uso do plano de saúde, mas para identificar pioras clínicas que geram custos maiores e entender como resolvê-las e até mesmo evita-las no futuro”, explica Dra. Caroline.

Outros dois serviços receberam reforços ao longo de 2019. O “Meu Médico”, baseado em Medicina de Família, oferece uma visão global do paciente e enfatiza a importância do seu papel no sucesso do tratamento. O “Gestar Bem”, composto pelo pré-natal, consultas de enfermagem, aconselhamento em aleitamento materno e curso para gestantes, cresceu 26% em relação ao ano anterior e atendeu, em média, 409 futuras mamães por mês. Nosso sonho é que todas as clientes gestantes da Paraná Clínicas participem do programa. Por isso, para aumentar a adesão, investimos em campanhas periódicas para rastreio de exames com Beta HCG positivos e inscrição das pacientes no Gestar Bem”, completa Dra. Caroline.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.