This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Programa de Qualificação de Operadoras terá alterações em 2016

By 11 de novembro de 2015 Mercado

O Programa de Qualificação das Operadoras, promovido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), terá mudanças a partir do próximo ano. As dimensões do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) foram alteradas em sua composição e no seu peso para definição das notas das operadoras de saúde. Segundo a própria agência, “essas mudanças são resultado do alinhamento aos Eixos Direcionais da ANS, à Agenda Regulatória e à literatura de Qualidade em Saúde”.

O IDSS 2016 continuará com quatro dimensões, mas apresentadas agora na seguinte composição:

• Qualidade em atenção à saúde: avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada;

• Garantia de acesso: condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores;

• Sustentabilidade no mercado: monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores;

• Gestão de processos e regulação: Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

Outra mudança está no impacto de cada dimensão na composição das notas das operadoras. Ao contrário do que era feito até este ano, no próximo levantamento todas terão o mesmo peso, ou seja, 25%. Anteriormente, o indicador “Atenção à Saúde” possuía 40% de importância, o dobro dos outros três, cada um com 20%.

O Programa de Qualificação de Operadoras faz parte de um conjunto de iniciativas da ANS que tem como base a avaliação e o estímulo à qualidade do setor, buscando a integração deste a outros programas de qualidade tais como o Programa de Acreditação de Operadoras e Programa de Qualificação de Prestadores – Qualiss.

 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply