This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

+100 PALESTRANTES Saiba quem estará nos palcos do HIS19. 🎙 Clique aqui

“Preço é determinado pelo humor”

By 3 de julho de 2015 Gestão, Mercado
Aswath-Damoradan

Há fatores completamente irracionais, como é o caso do humor, que interferem no aumento dos preços de mercado das empresas. A frase do guru das finanças corporativas, Aswath Damoradan, desbanca a importância dos índices financeiros e suas projeções como respaldo para a precificação de um negócio.

“As recessões e as recuperações econômicas têm a ver com o ânimo dos investidores, governantes e líderes”, disse o indiano, mostrando pesquisas que revelam a relação entre as altas de mercado e o bom humor do momento.

“Quantas palavras vocês leem todos os dias”? “Já é sabido que twittes e comentários positivos por parte dos investidores afetam diretamente nos preços praticados no mercado”. Damoradan mostrou que muitos movimentos de queda na bolsa de valores tiveram a ver com grandes derrotas no campo esportivo. “Muitas vezes os preços não têm nada a ver com o fluxo de caixa, risco ou crescimento das empresas”.

Há exemplos de empresas que simplesmente inseriram “.COM” no nome e o preço de mercado saltou 150%. A compra do Whatsapp por US$ 22 bilhões pelo Facebook, por exemplo, foi outro exemplo de alta precificação, quando a quantia seria injustificada se fosse considerado apenas a análise de valor da companhia. Os preços das moedas, das obras de arte, das atuais e futuras moedas digitais (bitcoins) já funcionam nessa lógica um tanto quanto ilógica.

LEIA MAIS:
CEO: qual jogo você quer jogar, o do valor ou do preço?

*Em breve mais lições de Damodaran. O portal Saúde Business esteve no Seminário Damodaran on Valuation & Corporate Finance, promovido pelo HSM Educação Executiva entre os dias 1 e 2 de julho, em São Paulo.

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply