faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Pós-pandemia será marcada por inovação e transformação digital em saúde

Article-Pós-pandemia será marcada por inovação e transformação digital em saúde

Pós-pandemia será marcada por inovação e transformação digital em saúde

Agilidade na tomada de decisão e senso de urgência contribui para mudanças no setor; empresas que acompanharam as mudanças, como a Doctoralia, já registram crescimento de usuários e clientes

A pandemia da Covid-19 mudou quase todos os aspectos da vida das pessoas, tanto como indivíduos quanto profissionalmente. Os efeitos a curto prazo deste desafio global estão por toda parte, mas os impactos a longo prazo ainda estão sendo discutidos, entre eles, a transformação tecnológica no setor de saúde.

Para o CEO da Doctoralia, Cadu Lopes, "o futuro da saúde está se formando diante de nossos olhos com os avanços nas tecnologias digitais de saúde, tendo como ponto central a experiência do usuário/paciente. Toda a inovação através de inteligência artificial, VR/AR, impressão 3D, robótica ou nanotecnologia deverá ser integrada na relação médico x paciente buscando melhorar a experiência de ambos. Temos que nos familiarizar com os desenvolvimentos mais recentes para sermos capazes de controlar a tecnologia e não o contrário", comenta.

Na medicina e na saúde, a tecnologia digital pode ajudar a transformar sistemas insustentáveis em sustentáveis, equalizar a relação entre profissionais médicos e pacientes, fornecer soluções mais baratas, rápidas e eficazes para doenças. Ainda segundo Lopes, "a tecnologia só pode ajudar e melhorar nossas vidas se estivermos integrados e se estivermos sempre, pelo menos, dois passos à frente dela. Se cumprirmos essa regra, a cooperação entre pessoas e tecnologia pode resultar em conquistas incríveis".

Um exemplo prático é a própria Doctoralia, startup curitibana que soma, em menos de sete meses, mais de 400 mil consultas online e mais de 12 mil profissionais de saúde que oferecem a modalidade de telemedicina aos seus pacientes. Além de alcançar um crescimento exponencial nas consultas remotas durante a pandemia, a Doctoralia também viu aumentar as visualizações mensais em sua página da web de 33 milhões para 35 milhões durante o período de isolamento social, registrando um aumento de 120% no número de profissionais que assinam o serviço da plataforma. "O futuro da saúde está em trabalhar lado a lado com a tecnologia, pois os usuários já se adaptaram, e os profissionais do setor precisam abraçar as tecnologias emergentes para permanecerem relevantes nos próximos anos", finaliza Lopes.